Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória

A presente dissertação se fundamenta nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), sobre os conhecimentos docentes, e tem como objetivo geral, analisar como são mobilizados conhecimentos docentes em uma disciplina voltada à Combinatória em um curso de Licenciatura em Matemática. Para alcançar o objeti...

Full description

Main Author: HOLANDA, Dorghisllany Souza
Other Authors: BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31704
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-31704
recordtype dspace
spelling ir-123456789-317042019-08-09T05:05:32Z Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória HOLANDA, Dorghisllany Souza BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa http://lattes.cnpq.br/1286018982865116 http://lattes.cnpq.br/6244946561746497 Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Combinatória UFPE - Pós-graduação A presente dissertação se fundamenta nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), sobre os conhecimentos docentes, e tem como objetivo geral, analisar como são mobilizados conhecimentos docentes em uma disciplina voltada à Combinatória em um curso de Licenciatura em Matemática. Para alcançar o objetivo traçado, foram observadas 15 aulas da disciplina “Ensino de Combinatória: perspectivas teóricas e práticas”, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, e foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora que a lecionou. A investigação teve como foco o trabalho da professora formadora, como esta conduziu as situações de aprendizado em sala de aula e como eram por ela abordados os conhecimentos docentes. Observou-se que a professora formadora, em diversos momentos, destacou a importância dos conhecimentos docentes para a atuação em sala de aula, preocupando-se com as necessidades evidenciadas pelos estudantes, tanto no que se refere ao conteúdo específico quanto ao ensino de Combinatória. A formadora possibilitou momentos, junto aos licenciandos, de resolução, análise e elaboração de questões, bem como de análise de erros, destacando nas atividades desenvolvidas o Conhecimento de Combinatória – tanto o Comum, quanto o Especializado, o Conhecimento de Combinatória e Ensino e o Conhecimento de Combinatória e Aluno. O Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento do Currículo de Combinatória foram menos abordados, mas se fizeram presentes quando os licenciandos se envolveram na elaboração de um questionário para alunos da Educação Básica e de uma entrevista para o professor. O conjunto de atividades realizadas propiciaram a discussão de vários conhecimentos docentes e a articulação entre os conhecimentos ocorreu por intermédio da mediação da professora dos debates em sala de aula, a qual constantemente questionava os estudantes e gradativamente inseria novos conceitos. No estudo realizado foram identificadas relações importantes entre os conhecimentos docentes, evidenciou-se a possibilidade de trabalho que articule conhecimentos de conteúdo com conhecimentos pedagógicos e mostrou-se a necessidade de disciplinas, na formação inicial, com suficiente carga horária, que discutam a construção dos variados conhecimentos necessários para o trabalho do professor, em particular no que concerne à Combinatória. CAPES This dissertation is based on the ideas of Ball, Thames and Phelps (2008), on the knowledge of teachers, and has as general aim to analyse how teachers’ knowledge is mobilized in a discipline focused on Combinatorics in a degree course in Mathematics. In order to reach the goal, 15 classes of the discipline "Combinatorics Teaching: theoretical and practical perspectives", from the Centro Acadêmico do Agreste of the Universidade Federal de Pernambuco, were observed and a semi-structured interview was conducted with the teacher who taught it. The research focused on the work of the teacher trainer, how she led the learning situations in the classroom and how she addressed the teaching knowledge. It was observed that the teacher at various times emphasized the importance of teacher knowledge for classroom performance, being concerned with the needs evidenced by the students, both regarding the specific content and the teaching of Combinatorics. The teacher made possible moments, together with the students, of solving, analysing and elaborating questions, as well as analysing errors, highlighting in the developed activities the Knowledge of Combinatorics - both the Common, as the Specialized Knowledge, the Combinatorics and Teaching Knowledge and the Combinatorics and Student Knowledge. The Horizon Combinatorics Knowledge and the Combinatorics Curriculum Knowledge were less addressed, but they were present when the students were involved in the elaboration of a questionnaire for Basic Education students and an interview for the teacher. The set of activities allowed the discussion of several teachers' knowledge and the articulation between the knowledge occurred through the mediation of the teacher by the debates in the classroom, who constantly questioned the students and gradually inserted new concepts. In the study, important relations were identified between teaching knowledge. The possibility of work articulating content knowledge with pedagogical knowledge was evidenced and the need for disciplines in the initial training with sufficient workload that discuss the construction of the knowledge needed for the work of the teacher, in particular as regards Combinatorics. 2019-08-08T22:34:55Z 2019-08-08T22:34:55Z 2017-03-24 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31704 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Combinatória
UFPE - Pós-graduação
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Combinatória
UFPE - Pós-graduação
HOLANDA, Dorghisllany Souza
Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
description A presente dissertação se fundamenta nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), sobre os conhecimentos docentes, e tem como objetivo geral, analisar como são mobilizados conhecimentos docentes em uma disciplina voltada à Combinatória em um curso de Licenciatura em Matemática. Para alcançar o objetivo traçado, foram observadas 15 aulas da disciplina “Ensino de Combinatória: perspectivas teóricas e práticas”, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, e foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora que a lecionou. A investigação teve como foco o trabalho da professora formadora, como esta conduziu as situações de aprendizado em sala de aula e como eram por ela abordados os conhecimentos docentes. Observou-se que a professora formadora, em diversos momentos, destacou a importância dos conhecimentos docentes para a atuação em sala de aula, preocupando-se com as necessidades evidenciadas pelos estudantes, tanto no que se refere ao conteúdo específico quanto ao ensino de Combinatória. A formadora possibilitou momentos, junto aos licenciandos, de resolução, análise e elaboração de questões, bem como de análise de erros, destacando nas atividades desenvolvidas o Conhecimento de Combinatória – tanto o Comum, quanto o Especializado, o Conhecimento de Combinatória e Ensino e o Conhecimento de Combinatória e Aluno. O Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento do Currículo de Combinatória foram menos abordados, mas se fizeram presentes quando os licenciandos se envolveram na elaboração de um questionário para alunos da Educação Básica e de uma entrevista para o professor. O conjunto de atividades realizadas propiciaram a discussão de vários conhecimentos docentes e a articulação entre os conhecimentos ocorreu por intermédio da mediação da professora dos debates em sala de aula, a qual constantemente questionava os estudantes e gradativamente inseria novos conceitos. No estudo realizado foram identificadas relações importantes entre os conhecimentos docentes, evidenciou-se a possibilidade de trabalho que articule conhecimentos de conteúdo com conhecimentos pedagógicos e mostrou-se a necessidade de disciplinas, na formação inicial, com suficiente carga horária, que discutam a construção dos variados conhecimentos necessários para o trabalho do professor, em particular no que concerne à Combinatória.
author2 BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa
format masterThesis
author HOLANDA, Dorghisllany Souza
author_sort HOLANDA, Dorghisllany Souza
title Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
title_short Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
title_full Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
title_fullStr Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
title_full_unstemmed Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
title_sort investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31704
_version_ 1643847967218597888
score 13.657419