O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução
Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e d...
Main Author: | VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo |
---|---|
Other Authors: | ROHD, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-32050 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-320502019-10-26T06:53:01Z O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo ROHD, Cláudia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 Evolução- Estudo e Ensino Estudo de Ciências Recurso Didático ::Ciências Biológicas Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e dos assuntos explorados em sala de aula. O objetivo geral foi executar uma sequência didática sobre Seleção Natural e Seleção Sexual, utilizando o estudo de caso, de acordo com o Modelo de Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Priorizou-se apresentar a proposta aos estudantes do Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, aprimorar o relacionamento interpessoal com os colegas e o professor, buscar a solução através da pesquisa, e para a satisfação dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Além da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foi aplicado um questionário a 32 estudantes do 3° ano de uma Escola Estadual de Gravatá, Pernambuco, para a avaliação dos resultados. Os alunos foram divididos em grupos e a eles foi apresentada uma pergunta condutora. Os resultados foram apresentados na forma oral com auxílios de projeção de slides, para cada grupo. A sequência didática foi executada com sucesso, e o objetivo proposto foi alcançado. Os resultados são uma opção para melhor qualificar a prática docente, desenvolver a cognição dos alunos e promover maior integração com os colegas e com o docente. This paper presents the results of a proposal and application of methodology for the improvement of Biology teaching, which proved capable of meeting the needs of different didactic alternatives on the specific theme of Evolution, and which provided the student with a reflection of the content and subjects explored in the classroom. The general objective was to execute a didactic sequence on Natural Selection and Sexual Selection, using the case study, according to the Multiple Perspectives Model (MoMuP). It was prioritized to present the proposal to high school students in order to develop cognitive skills, improve interpersonal relationships with peers and teachers, seek solutions through research, and students' satisfaction in building their own knowledge. In addition to bibliographical research and literature review, a questionnaire was applied to 32 students of the 3rd year of a State School of Gravatá, Pernambuco, to evaluate the results. The students were divided into groups and to them were presented a guiding question. The results were presented orally with slide projection aids, for each group. The didactic sequence was successfully executed, and the proposed goal was achieved. The results are an option to better qualify the teaching practice, develop students' cognition and promote greater integration with colleagues and the teacher. 2019-08-29T18:50:50Z 2019-08-29T18:50:50Z 2019-06-06 2019-08-29 bachelorThesis VASCONCELOS, W. K. M. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 34 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Evolução- Estudo e Ensino Estudo de Ciências Recurso Didático ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Evolução- Estudo e Ensino Estudo de Ciências Recurso Didático ::Ciências Biológicas VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia
para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades
de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que
proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e dos assuntos explorados em sala
de aula. O objetivo geral foi executar uma sequência didática sobre Seleção Natural
e Seleção Sexual, utilizando o estudo de caso, de acordo com o Modelo de Múltiplas
Perspectivas (MoMuP). Priorizou-se apresentar a proposta aos estudantes do
Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, aprimorar o
relacionamento interpessoal com os colegas e o professor, buscar a solução através
da pesquisa, e para a satisfação dos estudantes na construção do seu próprio
conhecimento. Além da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foi aplicado um
questionário a 32 estudantes do 3° ano de uma Escola Estadual de Gravatá,
Pernambuco, para a avaliação dos resultados. Os alunos foram divididos em grupos
e a eles foi apresentada uma pergunta condutora. Os resultados foram apresentados
na forma oral com auxílios de projeção de slides, para cada grupo. A sequência
didática foi executada com sucesso, e o objetivo proposto foi alcançado. Os
resultados são uma opção para melhor qualificar a prática docente, desenvolver a
cognição dos alunos e promover maior integração com os colegas e com o docente. |
author2 |
ROHD, Cláudia |
format |
bachelorThesis |
author |
VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo |
author_sort |
VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo |
title |
O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
title_short |
O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
title_full |
O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
title_fullStr |
O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
title_full_unstemmed |
O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
title_sort |
o uso do modelo de múltiplas perspectivas (momup) como recurso didático para as aulas de evolução |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050 |
_version_ |
1648654678413541376 |
score |
13.657419 |