Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones
É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos. Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nes...
Main Author: | SILVA, Aleson Aparecido da |
---|---|
Other Authors: | ROHD, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32055 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e
assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos.
Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre
todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nesta proposta, o jogo
aborda as características uni e multifatoriais das famílias Stark e Targaryen do
programa Game of Thrones, passadas entre gerações e visivelmente observadas
(olhos, pele e cor do cabelo). A partir do quadro genético dos pais selecionados pelo
aluno serão aplicados os alelos no quadro de Punnett. As características que irão
formar o herdeiro serão expressas, usando bonecos em duas dimensões com todas
as características fenotípicas prováveis. Com a aplicação desse jogo o discente
poderá estabelecer conexões entre a regulação gênica nos cromossomos parentais
e sua influência no fenótipo do herdeiro, além de abordar conceitos relativos aos
alelos dominantes ou recessivos, treinando ainda mais a utilização do quadro de
Punnett. |
---|