Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones

É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos. Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nes...

Full description

Main Author: SILVA, Aleson Aparecido da
Other Authors: ROHD, Cláudia
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32055
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos. Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nesta proposta, o jogo aborda as características uni e multifatoriais das famílias Stark e Targaryen do programa Game of Thrones, passadas entre gerações e visivelmente observadas (olhos, pele e cor do cabelo). A partir do quadro genético dos pais selecionados pelo aluno serão aplicados os alelos no quadro de Punnett. As características que irão formar o herdeiro serão expressas, usando bonecos em duas dimensões com todas as características fenotípicas prováveis. Com a aplicação desse jogo o discente poderá estabelecer conexões entre a regulação gênica nos cromossomos parentais e sua influência no fenótipo do herdeiro, além de abordar conceitos relativos aos alelos dominantes ou recessivos, treinando ainda mais a utilização do quadro de Punnett.