Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones
É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos. Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nes...
Main Author: | SILVA, Aleson Aparecido da |
---|---|
Other Authors: | ROHD, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32055 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-32055 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-320552019-10-26T06:59:34Z Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones SILVA, Aleson Aparecido da ROHD, Cláudia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 Genética Jogos Pedagógicos Game of Thrones ::Ciências Biológicas É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos. Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nesta proposta, o jogo aborda as características uni e multifatoriais das famílias Stark e Targaryen do programa Game of Thrones, passadas entre gerações e visivelmente observadas (olhos, pele e cor do cabelo). A partir do quadro genético dos pais selecionados pelo aluno serão aplicados os alelos no quadro de Punnett. As características que irão formar o herdeiro serão expressas, usando bonecos em duas dimensões com todas as características fenotípicas prováveis. Com a aplicação desse jogo o discente poderá estabelecer conexões entre a regulação gênica nos cromossomos parentais e sua influência no fenótipo do herdeiro, além de abordar conceitos relativos aos alelos dominantes ou recessivos, treinando ainda mais a utilização do quadro de Punnett. A resource of support to the teacher that facilitates the transmission and assimilation of information by the students becomes necessary, and is when the didactic games appear. They an often playful resource that allows the greater interaction between all the protagonists of the classroom (teacher and students). In this proposal, the game addresses the uni and multifactorial characteristics of the Stark and Targaryen families of the Game of Thrones program, passed between generations and visibly observed (eye, skin and hair color). From the genetic frame of the parents selected by the student will be applied the alleles in the Punnett framework. The characteristics that will form the heir will be expressed, using dolls in two dimensions with all the probable phenotypic characteristics. With the application of this game, the student will be able to establish connections between gene regulation in the parental chromosomes and their influence on the heir phenotype, as well as to approach concepts related to dominant or recessive alleles, further training the use of the Punnett framework 2019-08-29T20:11:19Z 2019-08-29T20:11:19Z 2019-05-30 2019-08-29 bachelorThesis SILVA, A. A. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32055 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 37 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Genética Jogos Pedagógicos Game of Thrones ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Genética Jogos Pedagógicos Game of Thrones ::Ciências Biológicas SILVA, Aleson Aparecido da Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
description |
É necessário um recurso de apoio ao professor que facilite a transmissão e
assimilação de informações pelos alunos, e para isso surgem os jogos didáticos.
Eles são um recurso frequentemente lúdico que permite a maior interação entre
todos os protagonistas da sala de aula (professor e alunos). Nesta proposta, o jogo
aborda as características uni e multifatoriais das famílias Stark e Targaryen do
programa Game of Thrones, passadas entre gerações e visivelmente observadas
(olhos, pele e cor do cabelo). A partir do quadro genético dos pais selecionados pelo
aluno serão aplicados os alelos no quadro de Punnett. As características que irão
formar o herdeiro serão expressas, usando bonecos em duas dimensões com todas
as características fenotípicas prováveis. Com a aplicação desse jogo o discente
poderá estabelecer conexões entre a regulação gênica nos cromossomos parentais
e sua influência no fenótipo do herdeiro, além de abordar conceitos relativos aos
alelos dominantes ou recessivos, treinando ainda mais a utilização do quadro de
Punnett. |
author2 |
ROHD, Cláudia |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Aleson Aparecido da |
author_sort |
SILVA, Aleson Aparecido da |
title |
Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
title_short |
Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
title_full |
Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
title_fullStr |
Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
title_full_unstemmed |
Jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de Game of Thrones |
title_sort |
jogo didático sobre hereditariedade e expressão gênica inspirado no mundo de game of thrones |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32055 |
_version_ |
1648654625169997824 |
score |
13.657419 |