Educação ambiental em escola pública: reflexões a partir da abordagem de trabalhos por projetos no ensino de ciências, Caruaru – PE.

O nosso planeta vem passando por crises ambientais e afetando todo o sistema, a falta de acesso a alimentos e o consumismo sem limites são temáticas ambientais que tem no âmbito escolar um espaço privilegiado ao enfrentamento dessa problemática, mas para que isso ocorra é necessário uma mudança de v...

Full description

Main Author: SOUTO, Cristiane Félix da Silva
Other Authors: SÁ, Roberto Araújo
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32194
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O nosso planeta vem passando por crises ambientais e afetando todo o sistema, a falta de acesso a alimentos e o consumismo sem limites são temáticas ambientais que tem no âmbito escolar um espaço privilegiado ao enfrentamento dessa problemática, mas para que isso ocorra é necessário uma mudança de visão dos profissionais de educação na abordagem da Educação Ambiental no exercício pedagógico. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como a Educação Ambiental é vivenciada em uma escola pública de Caruaru-PE, tendo como base a abordagem de trabalhos por projetos no ensino de ciências. Para tanto foram investigados, inicialmente, a concepção sobre Educação Ambiental do gestor, dos professores e alunos da escola. Também, foram analisados o enfoque da Educação Ambiental em livros didáticos (química, física e biologia do ano de 2017) utilizados pela escola e do PPP desta instituição, e foi identificado a relação entre a Educação Ambiental e as políticas educacionais presente nos documentos oficiais de ensino e por último foram analisados a utilização dos Projetos de Educação Ambiental no ensino de ciências. Participaram desse estudo um gestor, quatro professores da área de ciências, e trinta estudantes do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa considerou a interpretação da realidade a partir da visão dos sujeitos articulando a questão norteadora e os objetivos do estudo. Nessa direção, fez-se a opção teórico-metodológica direcionada para as abordagens qualitativas, classificada como pesquisa-ação. Na coleta de dados utilizou-se como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada, o questionário, a análise documental, a realização da oficina a observação participante. O estudo se apoiou na análise do conteúdo por categorias temáticas de Bardin. Os resultados obtidos demostram que a concepção do gestor e dos docentes em relação a Educação Ambiental se apresentam com características de uma concepção conscientizada/transformadora, porém durante a pratica pedagógica adotam uma postura conscientizada/antropocêntrica ou naturalista. Essa visão adotada reflete na abordagem da temática no exercício do magistério, discordante do que assegura os documentos oficiais de ensino em relação as temáticas ambientais, ao sinalizar que a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e transversal. Percebeu-se que os temas ambientais são propostos de maneiras pontuais, geralmente em datas comemorativas, outros resultados revelam que as temáticas ambientais não se apresentam como prioridade no PPP da escola. Os resultados da oficina nos evidenciaram que a proposta da abordagem das temáticas ambientais por projetos bem estruturados promovem a reflexão, motivação, envolvimento da comunidade escolar e transformação da realidade na resolução de problemas socioambientais.