Processo sintático de coordenação em gramáticas brasileiras contemporâneas do português: sistematização e implicações pedagógicas

Esta dissertação analisa o processo sintático de coordenação no português brasileiro. Parte-se da hipótese de que há inconsistência de critérios no tratamento dado ao processo de coordenação. Como se sabe, “uma das maiores inconsistências dos estudos tradicionais acerca da articulação de orações est...

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Main Author: NUNES, Maria Gorete Lima
Other Authors: SILVA, Francisco Eduardo Vieira da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32624
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Summary: Esta dissertação analisa o processo sintático de coordenação no português brasileiro. Parte-se da hipótese de que há inconsistência de critérios no tratamento dado ao processo de coordenação. Como se sabe, “uma das maiores inconsistências dos estudos tradicionais acerca da articulação de orações está no tratamento conferido aos mecanismos que neles se tem chamado de ‘coordenação e subordinação’” (LIMA, 2012, p. 120). Diante disso, e reconhecendo a “insuficiência teórico-metodológica da doutrina gramatical”, conforme constata Vieira (2015, p. 6), duas perguntas guiaram a pesquisa: 1) Seria possível e de relevância pedagógica sistematizar as descrições realizadas pelas gramáticas brasileiras contemporâneas do português (GBCP) envolvendo o fenômeno linguístico tradicionalmente chamado processo de coordenação? 2) Em que medida e de que maneira a sistematização dessas descrições pode efetivamente colaborar na formação continuada do professor de língua materna da educação básica para subsidiar um ensino de gramática reflexivo e direcionado aos usos concretos da língua? O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar e sistematizar as abordagens, feitas pelas GBCP, do que podemos chamar genericamente de processo de coordenação. O trabalho está situado no campo da Linguística Aplicada de caráter “indisciplinar” (MOITA LOPES, 2009) e adota a pesquisa bibliográfica como metodologia. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para embasar as categorias de análise que dão o norte da investigação. Em seguida, analisou-se o processo em tela nas obras que constituem o corpus da pesquisa. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção fundamentada em uma visão atual do processo sintático de coordenação, o que inclui o quadro das conjunções coordenativas, ainda que esse não seja reconhecido pela Nomenclatura Gramatical Brasileira de 1959. Essa proposta, que inclui a sistematização do fenômeno investigado e um estudo dirigido para o professor que trabalha com o 8º ano do ensino fundamental, foi socializada com um grupo de professores em uma escola pública do Recife. Na ocasião, eles responderam a um questionário cujo resultado mostra que desconheciam estudos linguísticos mais recentes a respeito do processo sintático de coordenação, o que mostra a viabilidade da mesma.