Satisfação e aquisição de conhecimento de curta duração de estudantes de medicina em aulas a partir de textos literários
Textos literários vêm sendo incluídos no processo de ensino-aprendizagem dos currículos de várias escolas médicas, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de competências e podem melhorar a motivação dos estudantes em atividades curriculares. Entretanto, os potenciais resultados do uso dessa ferrame...
Main Author: | LUCAS, Iris Campos |
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Other Authors: | SARINHO, Emanuel Sávio Cavalcanti |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32807 |
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Summary: |
Textos literários vêm sendo incluídos no processo de ensino-aprendizagem dos currículos de várias escolas médicas, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de competências e podem melhorar a motivação dos estudantes em atividades curriculares. Entretanto, os potenciais resultados do uso dessa ferramenta didática sobre a aprendizagem cognitiva e satisfação dos alunos ainda são pouco estudados. O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do uso de textos literários, durante aulas expositivas, no desempenho cognitivo de curta duração e no grau de satisfação dos estudantes de Medicina. Tratou-se de uma intervenção educacional, realizada no curso de Medicina do NCV da UFPE. A população foi composta por estudantes do quinto período, separados em dois grupos em cinco aulas. Ambos grupos realizaram a leitura de textos no início: um grupo leu textos científicos e o outro literários, relacionados ao tema da aula. Em seguida, foi aplicado um pré-teste cognitivo para avaliação do nível prévio de conhecimento dos estudantes. Seguiu-se a aula expositivo-dialogada e, na sequência, foi aplicado um pós-teste, idêntico ao pré-teste, para aferição da retenção do conhecimento. Por fim, aplicou-se o questionário de satisfação dos estudantes. Os temas das aulas foram: complicações de tumores gastrointestinais (aula 1), diarreia aguda (aula 2), tuberculose (aula 3), esquizofrenia (aula 4) e assistência à saúde em áreas remotas (aula 5). O banco de dados foi construído no Google Form 2017® e transportado para o programa Microsoft Office Excel 2010®. A análise estatística foi realizada pelo software SPSS 21.0 e foram aplicados os testes de Wilcoxon pareado e o qui-quadrado. Foram considerados para análise dos dados um nível de significância p≤0,05. Ambos grupos das aulas 1, 2 e 5, o grupo que leu textos técnicos da aula 3 e o grupo que utilizou textos literários da aula 4 mostraram melhora no desempenho cognitivo. O grupo que utilizou textos literários da aula 3 e o grupo que leu textos técnicos da aula 4 apresentaram redução no desempenho cognitivo. Em quatro das cinco aulas, as notas do pós-teste do grupo literário tenderam a ser mais altas. O grupo que leu textos técnicos mostrou maior satisfação em relação às variáveis: "texto inicial como recurso didático foi adequado", na aula 2; "utilização do texto inicial na atividade pedagógica", "texto deixou a aula mais dinâmica" e "motivação para interagir durante a aula", na aula 3. A assimetria dos resultados entre a aquisição de conhecimentos e a satisfação com a intervenção pode ser atribuída à expectativa técnica dos estudantes no ensino, ao tipo de avaliação realizada e à diferença entre as intervenções. |
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