O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental
Esta pesquisa tem como tema “o currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as dos anos finais do ensino fundamental”. Teve como objetivo compreender a relação entre o ensino de história e a construção do sentimento de pertencimento cultural desses estudantes,...
Main Author: | BARROS, José Walmilson do Rêgo |
---|---|
Other Authors: | FREIRE, Eleta de Carvalho |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33200 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-33200 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-332002019-09-19T05:07:09Z O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental BARROS, José Walmilson do Rêgo FREIRE, Eleta de Carvalho http://lattes.cnpq.br/8701046583229504 http://lattes.cnpq.br/1696659914933898 História – Estudo e ensino Estudantes negros – Identidade social Cidadania Currículos Relações raciais Esta pesquisa tem como tema “o currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as dos anos finais do ensino fundamental”. Teve como objetivo compreender a relação entre o ensino de história e a construção do sentimento de pertencimento cultural desses estudantes, levando em consideração que o ensino de história tem um importante papel a cumprir na formação humana dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa participante na modalidade pesquisa-ação, que constitui um campo fértil para as pesquisas educacionais. Como procedimento metodológico foi vivenciado um projeto didático com cinco turmas de oitavos anos, durante nove meses. O projeto ofereceu os dados da pesquisa, cujos instrumentos de análise foram os materiais produzidos pelos estudantes. A investigação foi guiada pela questão: de que forma o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental pode contribuir para a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros e gerar o princípio da alteridade? As categorias teóricas da pesquisa: ensino de história, raça, racismo, preconceito, identidade, etnia, pertencimento cultural, foram tratadas à luz dos estudos de diversos autores. Os resultados revelaram a permanência de estereótipos acerca do continente africano e da cultura afro-brasileira, mas mostraram também que o ensino de história, ao incluir a educação das relações étnico-raciais no currículo, contribui com a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros. O projeto didático vivenciado em 11 (onze) atividades está sendo apresentado como proposição de trabalho para professores do ensino fundamental. CAPES This research has as its theme "the curriculum of history and the feeling of cultural belonging of black students in the final years of elementary school". It aimed to understand the relationship between the teaching of history and the construction of the sense of cultural belonging of these students, taking into account that the teaching of history has an important role to play in the human formation of them. It is a participatory research in the research-action modality, which is a fertile field for educational research. As a methodological procedure, a didactic project was developed with five eighth grade classes for nine months. The project offered the data of the research, whose instruments of analysis were the materials produced by the students. The research was guided by the question: how can the teaching of history in the final years of elementary education contribute to the construction of the sense of cultural belonging of black students and generate the principle of otherness? The theoretical categories of the research: history teaching, race, racism, prejudice, identity, ethnicity, cultural belonging, were treated in the light of the studies of several authors.The results revealed the persistence of stereotypes about the African continent and Afro-Brazilian culture, but also showed that the teaching of history, by including the education of ethnic-racial relations in the curriculum, contributes to the construction of the students' sense of cultural belonging black. The didactic project experienced in 11 (eleven) activities is being presented as a working proposal for elementary school teachers. 2019-09-18T20:32:52Z 2019-09-18T20:32:52Z 2018-08-27 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33200 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
História – Estudo e ensino Estudantes negros – Identidade social Cidadania Currículos Relações raciais |
spellingShingle |
História – Estudo e ensino Estudantes negros – Identidade social Cidadania Currículos Relações raciais BARROS, José Walmilson do Rêgo O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
description |
Esta pesquisa tem como tema “o currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as dos anos finais do ensino fundamental”. Teve como objetivo compreender a relação entre o ensino de história e a construção do sentimento de pertencimento cultural desses estudantes, levando em consideração que o ensino de história tem um importante papel a cumprir na formação humana dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa participante na modalidade pesquisa-ação, que constitui um campo fértil para as pesquisas educacionais. Como procedimento metodológico foi vivenciado um projeto didático com cinco turmas de oitavos anos, durante nove meses. O projeto ofereceu os dados da pesquisa, cujos instrumentos de análise foram os materiais produzidos pelos estudantes. A investigação foi guiada pela questão: de que forma o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental pode contribuir para a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros e gerar o princípio da alteridade? As categorias teóricas da pesquisa: ensino de história, raça, racismo, preconceito, identidade, etnia, pertencimento cultural, foram tratadas à luz dos estudos de diversos autores. Os resultados revelaram a permanência de estereótipos acerca do continente africano e da cultura afro-brasileira, mas mostraram também que o ensino de história, ao incluir a educação das relações étnico-raciais no currículo, contribui com a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros. O projeto didático vivenciado em 11 (onze) atividades está sendo apresentado como proposição de trabalho para professores do ensino fundamental. |
author2 |
FREIRE, Eleta de Carvalho |
format |
masterThesis |
author |
BARROS, José Walmilson do Rêgo |
author_sort |
BARROS, José Walmilson do Rêgo |
title |
O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_short |
O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
o currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33200 |
_version_ |
1645657459795165184 |
score |
13.657419 |