Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio
A importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contrib...
Main Author: | SILVA NETO, João Pedro da |
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Other Authors: | HELEGDA, Lara Colognese |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33339 |
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Summary: |
A importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais. Esse estudo teve como objetivo, entender alguns aspectos da cultura corporal de movimento e sua aplicabilidade para alunos do ensino médio verificando-se meios para explorar seus conteúdos nas aulas de educação física, para que, de alguma forma, possa-se estimular os discentes a terem hábitos saudáveis, buscando-se praticar dia a dia exercícios físicos. O desenvolvimento do mesmo foi realizado a partir de publicações de artigos científicos nas bases de dados periódicos capes, SCIELO e Google Acadêmico, durante o período de 1997 a 2019. Os principais descritores do assunto utilizados para a pesquisa foram: educação física escolar, ensino médio, cultura corporal de movimento. A cultura corporal de movimento quando aliada a qualidade de vida possibilita aos estudantes de ensino médio, o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, da sua, sobre o seu corpo, e sobre a dos que com ele viveram tal experiência. Portanto, essa revisão bibliográfica da literatura sobre a cultura corporal de movimento aplicada ao ensino médio pôde contribuir significativamente para o enriquecimento pessoal e para o conhecimento do tema na aplicação nas aulas de educação física. |
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