Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio
A importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contrib...
Main Author: | SILVA NETO, João Pedro da |
---|---|
Other Authors: | HELEGDA, Lara Colognese |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33339 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-33339 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-333392019-09-21T05:02:19Z Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio SILVA NETO, João Pedro da HELEGDA, Lara Colognese http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 Educação Física para Adolescentes Cultura Corporal Qualidade de Vida – Adolescentes ::Ciências da Saúde A importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais. Esse estudo teve como objetivo, entender alguns aspectos da cultura corporal de movimento e sua aplicabilidade para alunos do ensino médio verificando-se meios para explorar seus conteúdos nas aulas de educação física, para que, de alguma forma, possa-se estimular os discentes a terem hábitos saudáveis, buscando-se praticar dia a dia exercícios físicos. O desenvolvimento do mesmo foi realizado a partir de publicações de artigos científicos nas bases de dados periódicos capes, SCIELO e Google Acadêmico, durante o período de 1997 a 2019. Os principais descritores do assunto utilizados para a pesquisa foram: educação física escolar, ensino médio, cultura corporal de movimento. A cultura corporal de movimento quando aliada a qualidade de vida possibilita aos estudantes de ensino médio, o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, da sua, sobre o seu corpo, e sobre a dos que com ele viveram tal experiência. Portanto, essa revisão bibliográfica da literatura sobre a cultura corporal de movimento aplicada ao ensino médio pôde contribuir significativamente para o enriquecimento pessoal e para o conhecimento do tema na aplicação nas aulas de educação física. The education of physical education has been highlighted and is debatable, since it is a factor that can contribute to the motor and psychosocial development of the students. Body culture movement, having an article and body practice in secondary school, can contribute to both psychomotor development and performance in other activities of life, always stimulating new bodily abilities. The objective of this work was to study some aspects of body culture and their applicability to high school students, and the means of searching for teaching that are most frequent in physical education classes. this is during frequent physical exercise. The program project was carried out based on studies Capes Newspapers, SCIELO and Google Scholar, during the period from 1997 to 2019. The main descriptors of the subject are used for the research. were: school physical education, high school, body culture. Body culture, coupled with a quality of life made possible by secondary education, improvement and human evolution, from a greater domain of general motor coordination, balance of time and space, in addition to awareness and improvement of body awareness, about your body, and about your experience with experience. Therefore, this literature review of the literature on heart culture throughout the life cycle is important for personal enrichment and knowledge of the subject for application in physical education classes. 2019-09-20T12:42:44Z 2019-09-20T12:42:44Z 2019-06-25 2019-09-20 bachelorThesis SILVA NETO, J. P. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33339 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 24 p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Física para Adolescentes Cultura Corporal Qualidade de Vida – Adolescentes ::Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Física para Adolescentes Cultura Corporal Qualidade de Vida – Adolescentes ::Ciências da Saúde SILVA NETO, João Pedro da Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
description |
A importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais. Esse estudo teve como objetivo, entender alguns aspectos da cultura corporal de movimento e sua aplicabilidade para alunos do ensino médio verificando-se meios para explorar seus conteúdos nas aulas de educação física, para que, de alguma forma, possa-se estimular os discentes a terem hábitos saudáveis, buscando-se praticar dia a dia exercícios físicos. O desenvolvimento do mesmo foi realizado a partir de publicações de artigos científicos nas bases de dados periódicos capes, SCIELO e Google Acadêmico, durante o período de 1997 a 2019. Os principais descritores do assunto utilizados para a pesquisa foram: educação física escolar, ensino médio, cultura corporal de movimento. A cultura corporal de movimento quando aliada a qualidade de vida possibilita aos estudantes de ensino médio, o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, da sua, sobre o seu corpo, e sobre a dos que com ele viveram tal experiência. Portanto, essa revisão bibliográfica da literatura sobre a cultura corporal de movimento aplicada ao ensino médio pôde contribuir significativamente para o enriquecimento pessoal e para o conhecimento do tema na aplicação nas aulas de educação física. |
author2 |
HELEGDA, Lara Colognese |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA NETO, João Pedro da |
author_sort |
SILVA NETO, João Pedro da |
title |
Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
title_short |
Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
title_full |
Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
title_fullStr |
Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
title_sort |
educação física escolar: cultura corporal de movimento em busca da qualidade de vida no ensino médio |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33339 |
_version_ |
1645657482018684928 |
score |
13.657419 |