Avaliação de usabilidade do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (SIG@/UFPE): um estudo de caso no Centro de Artes e Comunicação

Para manterem-se eficientes na gestão de seus processos internos as instituições de ensino superior passaram a utilizar modernos e sofisticados sistemas de informações gerenciais, mas para que esses sistemas alcancem seus objetivos é necessário que eles sejam de fácil utilização e que atendam as nec...

Full description

Main Author: MADEIRA, Simone Jacqueline Portela Simão
Other Authors: SOARES, Marcelo Márcio
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33448
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Summary: Para manterem-se eficientes na gestão de seus processos internos as instituições de ensino superior passaram a utilizar modernos e sofisticados sistemas de informações gerenciais, mas para que esses sistemas alcancem seus objetivos é necessário que eles sejam de fácil utilização e que atendam as necessidades de seus usuários e isso faz da interface com o usuário parte fundamental de um software, pois é a parte visível do sistema, através da qual, ele se comunica com o usuário para realizar suas tarefas. Dessa maneira a qualidade do desempenho do usuário está seriamente ligada à qualidade de sua interface com o sistema e é através da avaliação de usabilidade que se pode avaliar a qualidade de uma interface com relação a sua utilização por parte dos usuários. Nesse âmbito a presente dissertação refere-se a um estudo de usabilidade no Sistema de Informações e Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco, no qual foi realizado um estudo de caso no Centro de Artes e Comunicação. Para conhecer detalhadamente as tarefas, utilizadas como suporte a pesquisa, apresentamos diagramas de análise hierárquica da tarefa. Para avaliação de usabilidade da interface estudada, foi escolhido como método analítico de estudo a Avaliação Heurística, proposta por Jakob Nielsen e como método empírico: entrevistas, sessões de observação e aplicação de um questionário entre os técnicos administrativos, discentes e docentes da Instituição. Com o intuito de verificar a interação do usuário com o sistema utilizamos os princípios de design de interação, diretrizes gerais para o design e diretrizes para o design visual de Leventhal e Barnes. Para avaliar a satisfação dos usuários com o sistema estudado foram realizadas entrevistas informais, sessões de observação e aplicado um questionário, baseado no questionário ISONORM 9241/10 elaborado por Prümper, fundamentado na norma ISO 9241 e de comprovada validação em estudos de usabilidade. Os resultados demonstraram que a amostra da população estudada apresentou avaliação negativa a respeito do sistema e após as análises, foram observadas algumas disfunções de usabilidade e muitos pontos a serem melhorados no SIG@. Assim sendo, foram elaboradas recomendações de melhorias com a intenção de ajustar a interface às necessidades de seus usuários e torná-la mais amigável.