Educação alimentar e nutricional: fortalecimento do programa nacional de alimentação escolar e valorização da agricultura familiar entre escolares no agreste Pernambucano
Devido as mudanças no padrão alimentar da população brasileira, aumentou-se a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) associada a sobrepeso e obesidade. Estímulo ao consumo de alimentos produzidos localmente através da agricultura familiar pode ajudar na mudança dessa alimentaçã...
Main Author: | SILVA, Cynthia Myllena Martins |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Juliana Souza |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33647 |
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ir-123456789-336472019-10-26T02:21:52Z Educação alimentar e nutricional: fortalecimento do programa nacional de alimentação escolar e valorização da agricultura familiar entre escolares no agreste Pernambucano SILVA, Cynthia Myllena Martins OLIVEIRA, Juliana Souza http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2 Educação Alimentar e Nutricional Comportamento Alimentar Saúde da Criança ::Ciências da Saúde Devido as mudanças no padrão alimentar da população brasileira, aumentou-se a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) associada a sobrepeso e obesidade. Estímulo ao consumo de alimentos produzidos localmente através da agricultura familiar pode ajudar na mudança dessa alimentação, tanto a nível domiciliar quanto escolar, por meio da merenda escolar. O objetivo do presente estudo foi realizar atividades de educação alimentar e nutricional (EAN) com escolares no município de Passira-PE com ênfase no fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e valorização da agricultura familiar. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico sociodemográfico, nutricional e comportamento alimentar. Logo após, foram iniciadas as atividades de EAN, as quais foram realizadas quinzenalmente, com duração de 50-60 minutos, durante o período de agosto de 2018 a junho de 2019. O estudo foi realizado com 21 alunos, sendo a maioria do sexo feminino, na faixa etária entre 9 e 11 anos, matriculados no 3° ano do ensino fundamental. Em relação aos dados sociodemográficos, observou-se que 90% dos pais eram agricultores na zona rural do município e 71,4% eram sustentados pela agricultura familiar. Em relação ao estado nutricional, 4,7% estava em sobrepeso e 9,5% em obesidade. Cerca de 58% relataram não realizar as seis refeições diárias e 71,4% consumiam as refeições em frentes à TV. Quanto ao comportamento alimentar, grande parte dos alimentos produzidos localmente eram consumidos raramente, de <1x mês/ 1 -3x mês, em contrapartida, os biscoitos recheados, balas e refrigerante, entre 1x na semana e 1x ao dia. Foi observado grande interesse e participação dos estudantes quanto as ações de EAN e verificou-se que as estratégias empregadas tiveram uma contribuição para a melhor captação do conhecimento e fixação dos conteúdos, além de proporcionar o conhecimento dos estudantes quanto as estratégias do PNAE, importância da agricultura familiar e hábitos saudáveis para a saúde. Considerando que a educação é um processo permanente, é de fundamental importância a prática de estratégias de EAN para a adoção permanente de hábitos alimentares saudáveis. Due to changes in the dietary pattern of the Brazilian population, the prevalence of chronic non- communicable diseases associated with overweight and obesity has increased. Encouraging the consumption of locally produced food through Family farming can help to change this diet, both at home and school level, through school meals. The aim of the present study was to carry out Food and Nutrition Education(FNE) activities with schoolchildren in Passira-PE with emphasis strengthening the Nacional School feeding program, changing dietary habits and valuing the Family farming. The study was conduced with 21 students, mosto f them female. The students were represented in the age group between 9 and 11 years, enrolled in the third year of elementary school. Initially, the sociodemographic, nutritional and eating behavior diagnoses were performed. Then, the activities of FNE were initiates, which were performed fortnightly, lasting 50-60 minutes, during the period from august 2018 to june 2019. Regarding sociodemographic data, it was observed that 90% of the parents were farmers in the rural área of the municipality and 71,4% were sustained by Family farming. Regarding nutritional status, 4,7% were overweight and 9,5% were obese. About 58% reported not performing the six meals daily and 71,4% consumed meals in front oh the TV. Regarding eating behavior, mosto f the locally produced foods were rarely consumed, of <1x month/ 1 - 3 x month, in contrast, the stuffed biscuits, candies and soda are between 1x week and 1x day. It was observed great interest and participation of the students regarding the actions of FNE and it was verified that the strategies employed contributed to the better capture of knowledge and content fixation, in addition to provide knowledge of students regarding the strategies of the PNAE, the importance of Family farming and healthy health habits. Considering that education is a permanent process, it is very important to practice FNE strategies for the permanent adoption of healthy eating habits. 2019-09-25T20:31:55Z 2019-09-25T20:31:55Z 2019-06-18 2019-09-25 bachelorThesis SILVA, C. M. M. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33647 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 71 p. application/pdf |
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Educação Alimentar e Nutricional Comportamento Alimentar Saúde da Criança ::Ciências da Saúde |
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Devido as mudanças no padrão alimentar da população brasileira, aumentou-se a
prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) associada a sobrepeso
e obesidade. Estímulo ao consumo de alimentos produzidos localmente através da
agricultura familiar pode ajudar na mudança dessa alimentação, tanto a nível
domiciliar quanto escolar, por meio da merenda escolar. O objetivo do presente
estudo foi realizar atividades de educação alimentar e nutricional (EAN) com
escolares no município de Passira-PE com ênfase no fortalecimento do Programa
Nacional de Alimentação Escolar e valorização da agricultura familiar. Inicialmente,
foi realizado o diagnóstico sociodemográfico, nutricional e comportamento alimentar.
Logo após, foram iniciadas as atividades de EAN, as quais foram realizadas
quinzenalmente, com duração de 50-60 minutos, durante o período de agosto de
2018 a junho de 2019. O estudo foi realizado com 21 alunos, sendo a maioria do
sexo feminino, na faixa etária entre 9 e 11 anos, matriculados no 3° ano do ensino
fundamental. Em relação aos dados sociodemográficos, observou-se que 90% dos
pais eram agricultores na zona rural do município e 71,4% eram sustentados pela
agricultura familiar. Em relação ao estado nutricional, 4,7% estava em sobrepeso e
9,5% em obesidade. Cerca de 58% relataram não realizar as seis refeições diárias e
71,4% consumiam as refeições em frentes à TV. Quanto ao comportamento
alimentar, grande parte dos alimentos produzidos localmente eram consumidos
raramente, de <1x mês/ 1 -3x mês, em contrapartida, os biscoitos recheados, balas
e refrigerante, entre 1x na semana e 1x ao dia. Foi observado grande interesse e
participação dos estudantes quanto as ações de EAN e verificou-se que as
estratégias empregadas tiveram uma contribuição para a melhor captação do
conhecimento e fixação dos conteúdos, além de proporcionar o conhecimento dos
estudantes quanto as estratégias do PNAE, importância da agricultura familiar e
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