Estratégias didáticas com a utilização de simulações PHET em conjunto com atividades experimentais para ensinar química na educação básica
A presente dissertação trata de um estudo acerca da construção e aplicação de uma sequência didática no Ensino de Química, aplicada em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru-PE. Tendo como objetivo investigar e identificar as potencialidades e limitações do uso de simul...
Main Author: | LIMA, Renato Alves de |
---|---|
Other Authors: | SÁ, Roberto Araújo |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34207 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A presente dissertação trata de um estudo acerca da construção e aplicação de uma sequência didática no Ensino de Química, aplicada em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru-PE. Tendo como objetivo investigar e identificar as potencialidades e limitações do uso de simulação do PhET associado a uma atividade experimental abordando os conceitos de ácidos e bases e baseado nos modos de representação do conhecimento químico. Na coleta de dados utilizou-se como instrumentos a observação participante e questionários. A pesquisa tem um caráter qualitativo, tendo como base a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, abordando o uso de palavras e imagens como princípio para a construção da aprendizagem dentro de um processo de ensino. Diante dos resultados observou-se que os usos das simulações, associada aos conteúdos curriculares e atividade experimental, possibilitaram aos discentes uma construção de conceitos de ácidos e bases, além da transitarem entre a abstração e os diferentes modos de representações do conhecimento químico: macroscópico, simbólico e submicroscópico. A proposta contribuiu de forma significativa para um novo olhar nas aulas de química e proporcionou momentos de aprendizagem de forma dinâmica e interativa com diferentes recursos e que pode ser aplicado a outros temas da química. |
---|