A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana

O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituiç...

Full description

Main Author: COSTA, Marcelo Henrique Xavier da
Other Authors: CRAMER, Luciana
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34612
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituição supracitada, onde para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a gestora e gestora adjunta, já para os professores foram aplicados questionários com questões fechadas. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que, para os professores, o estilo de liderança que prevalece sobre a gestora é o democrático. Verificou-se que as ações e atitudes que são realizadas ou deixadas de ser realizadas pela gestão influem na motivação do corpo docente, ou seja, concluiu-se que a liderança e motivação estão correlacionadas na organização escolar pesquisada. Percebeu-se, ainda, que o grau de motivação dos professores é positivo, contudo, na variável “salário” constatou-se uma grande insatisfação entre eles.