A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituiç...
Main Author: | COSTA, Marcelo Henrique Xavier da |
---|---|
Other Authors: | CRAMER, Luciana |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34612 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e
sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente,
para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de
caso na instituição supracitada, onde para obter as informações necessárias foram realizadas
entrevistas semi-estruturadas com a gestora e gestora adjunta, já para os professores foram
aplicados questionários com questões fechadas. A partir da análise dos dados, os resultados
indicam que, para os professores, o estilo de liderança que prevalece sobre a gestora é o
democrático. Verificou-se que as ações e atitudes que são realizadas ou deixadas de ser
realizadas pela gestão influem na motivação do corpo docente, ou seja, concluiu-se que a
liderança e motivação estão correlacionadas na organização escolar pesquisada. Percebeu-se,
ainda, que o grau de motivação dos professores é positivo, contudo, na variável “salário”
constatou-se uma grande insatisfação entre eles. |
---|