A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana

O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituiç...

Full description

Main Author: COSTA, Marcelo Henrique Xavier da
Other Authors: CRAMER, Luciana
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34612
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-34612
recordtype dspace
spelling ir-123456789-346122019-10-26T07:22:34Z A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana COSTA, Marcelo Henrique Xavier da CRAMER, Luciana http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420J3 Liderança educacional Motivação na educação Escolas - Organização e administração ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituição supracitada, onde para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a gestora e gestora adjunta, já para os professores foram aplicados questionários com questões fechadas. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que, para os professores, o estilo de liderança que prevalece sobre a gestora é o democrático. Verificou-se que as ações e atitudes que são realizadas ou deixadas de ser realizadas pela gestão influem na motivação do corpo docente, ou seja, concluiu-se que a liderança e motivação estão correlacionadas na organização escolar pesquisada. Percebeu-se, ainda, que o grau de motivação dos professores é positivo, contudo, na variável “salário” constatou-se uma grande insatisfação entre eles. The main purpose of this descriptive exploratory study was to identify the leadership style and its influence on the motivation of teachers of the school Professora Maria Ana. Firstly, was made a literature search to support the study. It was made a study of the case in the referred institution and to obtain the necessary information were applied a semistructured interviews with the manager and assistant manager, by the other hand was applied closed questions questionnaires to the teachers. A data analysis indicates that a democratic leadership style prevails, in the opinion of the teachers. Also, it was found that the actions and attitudes done or not done by management may influence the motivation of the whole teachers. In other words, leadership and motivation are correlated in this surveyed school. It was noticed also that the degree of motivation of teachers is positive, however, the variable "salary" was consired a dissatisfaction among them. 2019-10-14T23:51:16Z 2019-10-14T23:51:16Z 2011-11-23 2019-10-14 bachelorThesis COSTA, Marcelo Henrique Xavier da. A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana. Caruaru: O Autor: 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34612 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 52p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Liderança educacional
Motivação na educação
Escolas - Organização e administração
::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
spellingShingle Liderança educacional
Motivação na educação
Escolas - Organização e administração
::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
COSTA, Marcelo Henrique Xavier da
A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
description O principal objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi conhecer o estilo de liderança e sua influência na motivação dos professores da Escola Professora Maria Ana. Primeiramente, para fundamentar o estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuado um estudo de caso na instituição supracitada, onde para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a gestora e gestora adjunta, já para os professores foram aplicados questionários com questões fechadas. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que, para os professores, o estilo de liderança que prevalece sobre a gestora é o democrático. Verificou-se que as ações e atitudes que são realizadas ou deixadas de ser realizadas pela gestão influem na motivação do corpo docente, ou seja, concluiu-se que a liderança e motivação estão correlacionadas na organização escolar pesquisada. Percebeu-se, ainda, que o grau de motivação dos professores é positivo, contudo, na variável “salário” constatou-se uma grande insatisfação entre eles.
author2 CRAMER, Luciana
format bachelorThesis
author COSTA, Marcelo Henrique Xavier da
author_sort COSTA, Marcelo Henrique Xavier da
title A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
title_short A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
title_full A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
title_fullStr A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
title_full_unstemmed A liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora Maria Ana
title_sort liderança e sua influência na motivação: caso da escola professora maria ana
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34612
_version_ 1648654609242128384
score 13.657419