Felicidade real ou virtual? : a exposição da intimidade em tempos de internet
Ao longo do tempo, a maneira como a felicidade tem sido percebida e exposta na sociedade foi alterada. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento tecnológico e a nova era da internet - chamada de Web 2.0, as redes sociais virtuais se tornaram espaços viabilizadores da exposição da intimidade e, con...
Main Author: | LAGES, Isadora Santos Ribeiro |
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Other Authors: | FONTE, Eliane Maria Monteiro da |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34625 |
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Summary: |
Ao longo do tempo, a maneira como a felicidade tem sido percebida e exposta na sociedade foi alterada. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento tecnológico e a nova era da internet - chamada de Web 2.0, as redes sociais virtuais se tornaram espaços viabilizadores da exposição da intimidade e, consequentemente, daquilo que as pessoas concebem como representando a felicidade. Através de uma abordagem sociológica, este trabalho teve como objetivo geral analisar a exposição e a representação da felicidade na sociedade contemporânea a partir do mundo virtual, tendo como foco principal de análise os usuários da rede social virtual Instagram. Para isso, foi realizado um survey, com aplicação de um questionário virtual, composto de questões fechadas e abertas, através da ferramenta Google Forms. Os resultados das tabulações dos dados obtidos a partir das questões fechadas são apresentados através de proporções e distribuições dos atributos para a caracterização do grupo estudado. Além disso, também é apresentada uma análise qualitativa dos resultados obtidos nas questões abertas e dos perfis e fotografias disponibilizados por uma amostra selecionada dos usuários do Instagram, por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos nestas análises apontam na direção de que parece haver um caráter de obrigatoriedade, como uma regra não escrita no ambiente dessa rede social virtual, voltada para a exposição de uma representação de momentos de felicidade para cada ator social ali inserido, de modo que as outras pessoas possam consumir a “felicidade” que está sendo exposta. |
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