Felicidade real ou virtual? : a exposição da intimidade em tempos de internet

Ao longo do tempo, a maneira como a felicidade tem sido percebida e exposta na sociedade foi alterada. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento tecnológico e a nova era da internet - chamada de Web 2.0, as redes sociais virtuais se tornaram espaços viabilizadores da exposição da intimidade e, con...

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Main Author: LAGES, Isadora Santos Ribeiro
Other Authors: FONTE, Eliane Maria Monteiro da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34625
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spelling ir-123456789-346252019-10-26T07:30:45Z Felicidade real ou virtual? : a exposição da intimidade em tempos de internet LAGES, Isadora Santos Ribeiro FONTE, Eliane Maria Monteiro da http://lattes.cnpq.br/8286289081274867 http://lattes.cnpq.br/6737586307858036 Sociologia Felicidade Representação (filosofia) Intimidade (psicologia) Redes sociais on-line Ao longo do tempo, a maneira como a felicidade tem sido percebida e exposta na sociedade foi alterada. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento tecnológico e a nova era da internet - chamada de Web 2.0, as redes sociais virtuais se tornaram espaços viabilizadores da exposição da intimidade e, consequentemente, daquilo que as pessoas concebem como representando a felicidade. Através de uma abordagem sociológica, este trabalho teve como objetivo geral analisar a exposição e a representação da felicidade na sociedade contemporânea a partir do mundo virtual, tendo como foco principal de análise os usuários da rede social virtual Instagram. Para isso, foi realizado um survey, com aplicação de um questionário virtual, composto de questões fechadas e abertas, através da ferramenta Google Forms. Os resultados das tabulações dos dados obtidos a partir das questões fechadas são apresentados através de proporções e distribuições dos atributos para a caracterização do grupo estudado. Além disso, também é apresentada uma análise qualitativa dos resultados obtidos nas questões abertas e dos perfis e fotografias disponibilizados por uma amostra selecionada dos usuários do Instagram, por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos nestas análises apontam na direção de que parece haver um caráter de obrigatoriedade, como uma regra não escrita no ambiente dessa rede social virtual, voltada para a exposição de uma representação de momentos de felicidade para cada ator social ali inserido, de modo que as outras pessoas possam consumir a “felicidade” que está sendo exposta. CAPES As time has passed by, the form in which happiness has been seen within the society has been largely altered. At the contemporaneity, with the technological development and Internet's new era -- most known as Web 2.0, virtual social networks have become spaces that make feasible to expose intimacy and happiness and thus that which people conceive as their representation of happiness. Through a sociological approach, this work has as main intent toanalyze the exposure and portrayal of happiness within the contemporary society from the virtual world, having as main focus of analysis the users from the virtual social network Instagram. In order to accomplish that, it was done an online survey, applying a virtual questionnaire composed by open and close-ended questions through the Google Forms tool. The results of collected data tabulations from the close-ended questions are shown through data and overall distributions of attributes to perform a characterization of the studied group. Besides, it is also shown a qualitative analysis of the results gathered from the open-ended questions; profiles and photos selected from a selected sample of the Instagram users, made through a content analysis. The collected results on the aforementioned analysis point towards the direction that it seems to exist a obligatory aspect, as an unwritten rule in such environment of this virtual social network, tilted to the direction of an exposition of a happiness representation for each social actor present there, in such way that other people are able to consume an overexposed "happiness. 2019-10-15T16:36:37Z 2019-10-15T16:36:37Z 2018-08-29 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34625 por embargoedAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Sociologia
institution REPOSITORIO UFPE
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Felicidade
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Intimidade (psicologia)
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LAGES, Isadora Santos Ribeiro
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