Avaliação da qualidade do serviço no varejo de mercado de bairros: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE.

Este estudo aborda uma temática cada vez mais relevante, tanto para o âmbito empresarial, quanto para o acadêmico: a qualidade na prestação de serviços. A temática de que trata essa pesquisa referem-se à avaliação do desempenho da organização, quanto aos seus serviços, a partir do ponto de vista...

Full description

Main Author: MORAES, Moisés Cezar Barros
Other Authors: ANJOS NETO, Mário Rodrigues dos
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34775
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Este estudo aborda uma temática cada vez mais relevante, tanto para o âmbito empresarial, quanto para o acadêmico: a qualidade na prestação de serviços. A temática de que trata essa pesquisa referem-se à avaliação do desempenho da organização, quanto aos seus serviços, a partir do ponto de vista do cliente. A pesquisa aqui descrita foi desenvolvida através do setor de varejo alimentício e mercadorias em geral (popularmente conhecido como mercados de bairro) e realizada na Alvorada Conveniências na cidade de Caruaru-Pe. Utilizou-se como instrumento de pesquisa, uma adaptação da ferramenta SERVQUAL que, a partir da aplicação de um questionário, possibilitou a comparação entre as expectativas e as percepções dos usuários em relação ao serviço prestado. Como resultado, obteve-se um panorama geral indicando o desempenho dos serviços realizados por tal organização e o objeto de estudo revelou-se insatisfatório, visto que, na maioria dos atributos analisados, a qualidade do serviço percebido pelos participantes foi inferior às suas expectativas. Os atributos considerados mais importantes revelaram que algumas áreas devem ser priorizadas compreendendo o layout da loja, visando conforto e comodidade para os clientes, e a implantação de um novo checkout a fim de se reduzir o número de filas e atender os clientes com maior agilidade.