Análise do Fluxo Informacional em Serviço de Atendimento as Micros e Pequenas Empresas: Estudo de Caso Junto a Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE – PE

Este trabalho tem como objetivo detalhar como as ações de atendimento individual e coletivo são desenvolvidas junto aos clientes para compreender, analisar e descrever o processo da Unidade de Atendimento Individual - UAIN do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, de Pern...

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Main Author: Silva, Bruna Maria de Souza
Other Authors: Santos, Raimundo Nonato Macedo dos
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34870
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spelling ir-123456789-348702019-10-26T07:37:57Z Análise do Fluxo Informacional em Serviço de Atendimento as Micros e Pequenas Empresas: Estudo de Caso Junto a Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE – PE Silva, Bruna Maria de Souza Santos, Raimundo Nonato Macedo dos http://lattes.cnpq.br/2595121603577953 Gestão por processos Fluxo de informação Gestão da Informação Organização dos processos Organização da informação SEBRAE-PE ::Ciências Sociais Aplicadas Este trabalho tem como objetivo detalhar como as ações de atendimento individual e coletivo são desenvolvidas junto aos clientes para compreender, analisar e descrever o processo da Unidade de Atendimento Individual - UAIN do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, de Pernambuco. Voltado ao alcance dos resultados, para que a Unidade possa administrar seus processos, tendo assim uma interação entre as várias atividades realizadas com vistas a facilitar a gestão por meio de indicadores de desempenho. Do ponto de vista metodológica, este estudo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos sobre Gestão por processos, fluxo de informação, e temas que dizem respeito aos processos organizacionais. Foi realizada uma análise das informações com a abordagem qualitativa, quanto aos fins foi descritiva, expondo as características do objeto de estudo. Para melhor entendimento do processo, foi elaborada a modelagem do funcionamento da UAIN em atendimento às especificações do BPMN - Business Process Model and Notation, recurso que se constitui de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, simulando o atendimento do usuário. Tendo como resultado um mapeamento do processo que permite explicitar de forma clara as atividades desenvolvidas e a ordem que as mesmas deverão acontecer, o fluxo do processo, até sua completa execução. This paper aims to detail how the individual care and collective actions are developed with customers to understand, analyze and describe the process of the Individual Service Unit - UAIN the Brazilian Support Service for Micro and Small Companies - SEBRAE, of Pernambuco. Geared to achieving results, so that the unit can manage its processes, thus having an interaction between the various activities in order to facilitate management through performance indicators. From the methodological point of view, this study was conducted through literature surveys about Process management, information flow, and issues pertaining to organizational processes. An analysis of information with qualitative approach, as the purpose was descriptive, exposing the characteristics of the object of study was carried out. For a better understanding of the process, it was developed to model the operation of UAIN in compliance with the BPMN specifications - Business Process Modeland Notation, resource which consists of a series of standards icons for process design by simulating user service. Resulting in a process of mapping that allows explain clearly the activities and the order that they should happen, the process flow, until its full implementation. 2019-10-23T18:26:18Z 2019-10-23T18:26:18Z 2015-07-08 2019-10-16 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34870 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 47p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
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::Ciências Sociais Aplicadas
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Silva, Bruna Maria de Souza
Análise do Fluxo Informacional em Serviço de Atendimento as Micros e Pequenas Empresas: Estudo de Caso Junto a Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE – PE
description Este trabalho tem como objetivo detalhar como as ações de atendimento individual e coletivo são desenvolvidas junto aos clientes para compreender, analisar e descrever o processo da Unidade de Atendimento Individual - UAIN do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, de Pernambuco. Voltado ao alcance dos resultados, para que a Unidade possa administrar seus processos, tendo assim uma interação entre as várias atividades realizadas com vistas a facilitar a gestão por meio de indicadores de desempenho. Do ponto de vista metodológica, este estudo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos sobre Gestão por processos, fluxo de informação, e temas que dizem respeito aos processos organizacionais. Foi realizada uma análise das informações com a abordagem qualitativa, quanto aos fins foi descritiva, expondo as características do objeto de estudo. Para melhor entendimento do processo, foi elaborada a modelagem do funcionamento da UAIN em atendimento às especificações do BPMN - Business Process Model and Notation, recurso que se constitui de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, simulando o atendimento do usuário. Tendo como resultado um mapeamento do processo que permite explicitar de forma clara as atividades desenvolvidas e a ordem que as mesmas deverão acontecer, o fluxo do processo, até sua completa execução.
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