Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e p...
Main Author: | Souza Filho, Adeilson Irineu de |
---|---|
Other Authors: | Paula, Silvio Luiz de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-34897 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-348972019-10-24T05:02:02Z Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação Souza Filho, Adeilson Irineu de Paula, Silvio Luiz de http://lattes.cnpq.br/3745582117653135 Informação evasão ambientes virtuais de aprendizagem mediação ::Ciências Sociais Aplicadas Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e professores será conduzida esta pesquisa. Percorrendo experiências de profissionais do ensino em diferentes ambientes na procura de padrões/similaridades e discrepâncias neste processo de transferência da informação. Com objetivo exploratório e descritivo e utilizando-se de pesquisa de multicasos, esta pesquisa busca contribuir com a literatura nas reflexões para o fomento de novos conceitos acerca da evasão em ambientes virtuais e servir como subsídio para pesquisas relacionadas ao assunto. Sua discussão teórica dialoga entre Ciência da Informação e correlatas na busca de explanar e compreender o objeto de estudo em sua completude. A análise revela que sobre a perspectiva de professores e tutores a mediação tem influência direta no processo de evasão, assim como características e comportamentos do discente também interferem nesta mesma premissa. Forward the problem of evasion in distance learning environments is the need to raise dialogue seeking to understand their behavior. Having the intention to analyze possible impacts caused by information mediation process and its relation to the avoidance second tutors and teachers will be conducted this research. Covering professional teaching experiences in different environments in demand patterns/similarities and discrepancies in the information transfer process. With exploratory and descriptive purpose and using the multicase research, this research aims to contribute to the literature in the reflections to foster new concepts about evasion in virtual environments and serve as a resource for research related to the subject. His theoretical discussion dialogues between information science and related seeking to explain and understand the object of study in its entirety. The analysis reveals that from the perspective of teachers and tutors mediation has direct influence on the dropout process and student characteristics and behaviors also interfere with this same premise. 2019-10-23T18:30:10Z 2019-10-23T18:30:10Z 2015-12-10 2019-10-14 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 51p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Informação evasão ambientes virtuais de aprendizagem mediação ::Ciências Sociais Aplicadas |
spellingShingle |
Informação evasão ambientes virtuais de aprendizagem mediação ::Ciências Sociais Aplicadas Souza Filho, Adeilson Irineu de Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
description |
Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e professores será conduzida esta pesquisa. Percorrendo experiências de profissionais do ensino em diferentes ambientes na procura de padrões/similaridades e discrepâncias neste processo de transferência da informação. Com objetivo exploratório e descritivo e utilizando-se de pesquisa de multicasos, esta pesquisa busca contribuir com a literatura nas reflexões para o fomento de novos conceitos acerca da evasão em ambientes virtuais e servir como subsídio para pesquisas relacionadas ao assunto. Sua discussão teórica dialoga entre Ciência da Informação e correlatas na busca de explanar e compreender o objeto de estudo em sua completude. A análise revela que sobre a perspectiva de professores e tutores a mediação tem influência direta no processo de evasão, assim como características e comportamentos do discente também interferem nesta mesma premissa. |
author2 |
Paula, Silvio Luiz de |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza Filho, Adeilson Irineu de |
author_sort |
Souza Filho, Adeilson Irineu de |
title |
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
title_short |
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
title_full |
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
title_fullStr |
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
title_full_unstemmed |
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação |
title_sort |
evasão em ambientes virtuais de aprendizagem: impacto da mediação da informação |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897 |
_version_ |
1648655107147956224 |
score |
13.657419 |