Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação

Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e p...

Full description

Main Author: Souza Filho, Adeilson Irineu de
Other Authors: Paula, Silvio Luiz de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-34897
recordtype dspace
spelling ir-123456789-348972019-10-24T05:02:02Z Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação Souza Filho, Adeilson Irineu de Paula, Silvio Luiz de http://lattes.cnpq.br/3745582117653135 Informação evasão ambientes virtuais de aprendizagem mediação ::Ciências Sociais Aplicadas Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e professores será conduzida esta pesquisa. Percorrendo experiências de profissionais do ensino em diferentes ambientes na procura de padrões/similaridades e discrepâncias neste processo de transferência da informação. Com objetivo exploratório e descritivo e utilizando-se de pesquisa de multicasos, esta pesquisa busca contribuir com a literatura nas reflexões para o fomento de novos conceitos acerca da evasão em ambientes virtuais e servir como subsídio para pesquisas relacionadas ao assunto. Sua discussão teórica dialoga entre Ciência da Informação e correlatas na busca de explanar e compreender o objeto de estudo em sua completude. A análise revela que sobre a perspectiva de professores e tutores a mediação tem influência direta no processo de evasão, assim como características e comportamentos do discente também interferem nesta mesma premissa. Forward the problem of evasion in distance learning environments is the need to raise dialogue seeking to understand their behavior. Having the intention to analyze possible impacts caused by information mediation process and its relation to the avoidance second tutors and teachers will be conducted this research. Covering professional teaching experiences in different environments in demand patterns/similarities and discrepancies in the information transfer process. With exploratory and descriptive purpose and using the multicase research, this research aims to contribute to the literature in the reflections to foster new concepts about evasion in virtual environments and serve as a resource for research related to the subject. His theoretical discussion dialogues between information science and related seeking to explain and understand the object of study in its entirety. The analysis reveals that from the perspective of teachers and tutors mediation has direct influence on the dropout process and student characteristics and behaviors also interfere with this same premise. 2019-10-23T18:30:10Z 2019-10-23T18:30:10Z 2015-12-10 2019-10-14 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 51p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Informação
evasão
ambientes virtuais de aprendizagem
mediação
::Ciências Sociais Aplicadas
spellingShingle Informação
evasão
ambientes virtuais de aprendizagem
mediação
::Ciências Sociais Aplicadas
Souza Filho, Adeilson Irineu de
Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
description Frente a problemática da evasão em ambientes de ensino a distância está a necessidade de levantar discussões que procurem entender o seu comportamento. Tendo como intuito analisar possíveis impactos causados através do processo de mediação da informação e sua relação com a evasão segundo tutores e professores será conduzida esta pesquisa. Percorrendo experiências de profissionais do ensino em diferentes ambientes na procura de padrões/similaridades e discrepâncias neste processo de transferência da informação. Com objetivo exploratório e descritivo e utilizando-se de pesquisa de multicasos, esta pesquisa busca contribuir com a literatura nas reflexões para o fomento de novos conceitos acerca da evasão em ambientes virtuais e servir como subsídio para pesquisas relacionadas ao assunto. Sua discussão teórica dialoga entre Ciência da Informação e correlatas na busca de explanar e compreender o objeto de estudo em sua completude. A análise revela que sobre a perspectiva de professores e tutores a mediação tem influência direta no processo de evasão, assim como características e comportamentos do discente também interferem nesta mesma premissa.
author2 Paula, Silvio Luiz de
format bachelorThesis
author Souza Filho, Adeilson Irineu de
author_sort Souza Filho, Adeilson Irineu de
title Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
title_short Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
title_full Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
title_fullStr Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
title_full_unstemmed Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Impacto da Mediação da Informação
title_sort evasão em ambientes virtuais de aprendizagem: impacto da mediação da informação
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34897
_version_ 1648655107147956224
score 13.657419