Matrizes Curriculares do Curso de Gestão da Informação: Um Estudo dos Projetos Políticos Pedagógicos das IES de Pernambuco, Paraná, Goiás e Uberlândia
O presente estudo tem como objetivo analisar as matrizes curriculares dos cursos de gestão da informação no Brasil bem como o perfil docente. Abordando um breve histórico da educação superior no Brasil, como também a gestão da informação na perspectiva da Ciência da informação. Buscando compreend...
Main Author: | Carvalho, Micaela Kássia Silva de |
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Other Authors: | Paula, Sílvio Luiz de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34928 |
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Summary: |
O presente estudo tem como objetivo analisar as matrizes curriculares dos cursos
de gestão da informação no Brasil bem como o perfil docente. Abordando um breve
histórico da educação superior no Brasil, como também a gestão da informação na
perspectiva da Ciência da informação. Buscando compreender o que é um Projeto
Político Pedagógico, qual sua importância, o que deve conter e como ele auxilia o curso
de gestão da informação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de caráter
qualitativo de cunho exploratório-descritivo, a coleta de dados se configurou em um
levantamento em bases de dados nacionais bem como sites governamentais para
fundamentação do referencial teórico. A partir das matrizes curriculares das IES foram
construídos quadros e gráficos com os componentes curriculares de cada curso de
Gestão da Informação das IES de Pernambuco, Paraná, Goiás e Uberlândia separados
por áreas temáticas; essas áreas temáticas foram identificadas por meio do conhecimento
empírico da pesquisadora junto a ementa de cada componente constatando a não
existência de um tronco comum entre as matrizes curriculares do curso de Gestão da
informação das IES de Pernambuco, Paraná, Goiás e Uberlândia. Da mesma forma o
perfil docente, onde o corpo docente de cada IES foi analisado segundo sua formação de
graduação, área onde atua e qual pós-graduação possui. |
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