Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais
Esta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisa...
Main Author: | FEITOSA, Adele Pereira |
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Other Authors: | WAECHTER, Hans da Nóbrega |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177 |
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Summary: |
Esta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisado e pretende gerar conhecimentos para uma utilidade prática do design de superfície. Para atender às diferentes necessidades do problema, optamos pelo uso combinado dos métodos de pesquisa bibliográfico, de campo e experimental. Inicialmente promovemos conexões entre três temáticas – princípios da composição visual, teorias da percepção visual e fundamentos do design de superfície – a fim de identificar contribuições mútuas. Posteriormente, aprofundamos o problema da pesquisa entre os estudantes e os sujeitos que os circundam, professores e especialistas. Por meio de questionários, consultamos os estudantes sobre as dificuldades que enfrentam durante a composição de padronagens contínuas, visando ao desmembramento dos obstáculos projetuais; através de entrevistas com professores, buscamos identificar as estratégias e técnicas projetuais utilizadas no ensino-aprendizagem do design de superfície e a visão dos docentes sobre as dificuldades dos alunos neste contexto; através de entrevistas, reunimos o conhecimento adquirido pelos especialistas ao longo da experiência profissional desenvolvendo padrões contínuos. Por fim, os dados coletados foram analisados, refinados e estruturados para a formulação de um conjunto de 20 diretrizes que abordam a preparação para composição, a composição em si e a correção de erros compositivos. |
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