Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais
Esta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisa...
Main Author: | FEITOSA, Adele Pereira |
---|---|
Other Authors: | WAECHTER, Hans da Nóbrega |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-35177 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-351772019-11-08T05:15:53Z Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais FEITOSA, Adele Pereira WAECHTER, Hans da Nóbrega http://lattes.cnpq.br/9570282359114196 http://lattes.cnpq.br/6115852722430503 Composição visual Design de superfície Padronagem contínua Estampa Diretriz Esta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisado e pretende gerar conhecimentos para uma utilidade prática do design de superfície. Para atender às diferentes necessidades do problema, optamos pelo uso combinado dos métodos de pesquisa bibliográfico, de campo e experimental. Inicialmente promovemos conexões entre três temáticas – princípios da composição visual, teorias da percepção visual e fundamentos do design de superfície – a fim de identificar contribuições mútuas. Posteriormente, aprofundamos o problema da pesquisa entre os estudantes e os sujeitos que os circundam, professores e especialistas. Por meio de questionários, consultamos os estudantes sobre as dificuldades que enfrentam durante a composição de padronagens contínuas, visando ao desmembramento dos obstáculos projetuais; através de entrevistas com professores, buscamos identificar as estratégias e técnicas projetuais utilizadas no ensino-aprendizagem do design de superfície e a visão dos docentes sobre as dificuldades dos alunos neste contexto; através de entrevistas, reunimos o conhecimento adquirido pelos especialistas ao longo da experiência profissional desenvolvendo padrões contínuos. Por fim, os dados coletados foram analisados, refinados e estruturados para a formulação de um conjunto de 20 diretrizes que abordam a preparação para composição, a composição em si e a correção de erros compositivos. This research aims to provide subsidies for students to improve the visual composition of regular patterns. With this purpose in mind, we set up this study as an exploratory and applied nature, since it seeks to increase familiarity with the researched problem and intends to generate knowledge for a practical use of surface design. To meet the different needs of the problem, we opted for the combined use of bibliographic, field and experimental research methods. Initially we promote connections between three themes, principles of visual composition, theories of visual perception and fundamentals of surface design in order to identify mutual contributions. Subsequently, we deepened the problem of research among the students and the subjects that surround them, teachers and specialists. Through questionnaires, we asked the students about the difficulties they face during the composition of regular patterns, aiming at the dismemberment of the design obstacles; through interviews with teachers, we sought to identify strategies and techniques used in teaching-learning of surface design and teachers' view of students' difficulties in this context; through interviews, we gather the knowledge acquired by the specialists throughout the professional experience developing regular patterns. Finally, the collected data were analyzed, refined and structured for the formulation of a set of 20 guidelines that address the preparation for composition, the composition itself and the correction of compositional errors. 2019-11-07T17:26:43Z 2019-11-07T17:26:43Z 2019-08-09 masterThesis FEITOSA, Adele Pereira. Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Composição visual Design de superfície Padronagem contínua Estampa Diretriz |
spellingShingle |
Composição visual Design de superfície Padronagem contínua Estampa Diretriz FEITOSA, Adele Pereira Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisado e pretende gerar conhecimentos para uma utilidade prática do design de superfície. Para atender às diferentes necessidades do problema, optamos pelo uso combinado dos métodos de pesquisa bibliográfico, de campo e experimental. Inicialmente promovemos conexões entre três temáticas – princípios da composição visual, teorias da percepção visual e fundamentos do design de superfície – a fim de identificar contribuições mútuas. Posteriormente, aprofundamos o problema da pesquisa entre os estudantes e os sujeitos que os circundam, professores e especialistas. Por meio de questionários, consultamos os estudantes sobre as dificuldades que enfrentam durante a composição de padronagens contínuas, visando ao desmembramento dos obstáculos projetuais; através de entrevistas com professores, buscamos identificar as estratégias e técnicas projetuais utilizadas no ensino-aprendizagem do design de superfície e a visão dos docentes sobre as dificuldades dos alunos neste contexto; através de entrevistas, reunimos o conhecimento adquirido pelos especialistas ao longo da experiência profissional desenvolvendo padrões contínuos. Por fim, os dados coletados foram analisados, refinados e estruturados para a formulação de um conjunto de 20 diretrizes que abordam a preparação para composição, a composição em si e a correção de erros compositivos. |
author2 |
WAECHTER, Hans da Nóbrega |
format |
masterThesis |
author |
FEITOSA, Adele Pereira |
author_sort |
FEITOSA, Adele Pereira |
title |
Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
title_short |
Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
title_full |
Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
title_fullStr |
Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
title_full_unstemmed |
Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
title_sort |
composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177 |
_version_ |
1650549581749944320 |
score |
13.657419 |