Ações articulatórias nos movimentos de recriação das práticas curriculares coletivas dos professores do ensino fundamental

Esta pesquisa, intitulada Ações articulatórias nos movimentos de recriação das práticas curriculares coletivas dos professores do ensino fundamental, surgiu a partir do entendimento de que o desenvolvimento profissional dos professores poderia se dar através da vivência de uma prática coletiva, e se...

Full description

Main Author: MELO, Maria Julia Carvalho de
Other Authors: ALMEIDA, ucinalva Andrade Ataide de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35261
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Summary: Esta pesquisa, intitulada Ações articulatórias nos movimentos de recriação das práticas curriculares coletivas dos professores do ensino fundamental, surgiu a partir do entendimento de que o desenvolvimento profissional dos professores poderia se dar através da vivência de uma prática coletiva, e se inscreveu na problemática da recorrência discursiva que insere a atuação docente no isolamento da sala de aula. Então, buscamos compreender as ações articulatórias produzidas entre as políticas curriculares e a prática coletiva no processo de recriação das práticas curriculares dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, partimos de autores como Almeida, Leite, Santiago (2013), Lopes (2008), dentre outros, para compreendermos a construção história e social do processo de significação do currículo e da prática curricular, bem como dialogamos com as contribuições de Fullan e Hargreaves (2001), Leite e Pinto (2016) para entendermos a constituição dos currículos praticados a partir das relações estabelecidas entre os membros da escola. Consideramos ainda, no debate teórico, as publicações científicas que se tornaram parte fundante de nossa tese e nos ajudaram a produzir sentidos de prática curricular e coletiva. Para atingir nossos objetivos, construímos o percurso teórico-metodológico baseado na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2000), buscando compreender como se corporificou o processo de ações articulatórias entre demandas de diferentes grupos que fixaram parcialmente os sentidos de práticas curriculares. Dessa forma, tivemos, como procedimentos de coleta de dados, as entrevistas semiestruturadas com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Caruaru, Pernambuco, Brasil, bem como com três professoras do 1º ciclo da educação básica de Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal. A pesquisa documental das políticas curriculares sinalizadas por essas professoras e as observações das práticas curriculares de um dos sujeitos dessa pesquisa nos permitiu através dos discursos falados, escritos e praticados, evidenciar a produção de sentidos sobre as práticas curriculares que inscrevem práticas coletivas. Em nossa análise, identificamos que as professoras participantes desta pesquisa recriaram suas práticas realizando ações de articulação com as demandas apresentadas pelas diferentes políticas contextuais (SEFE, PNAIC, ICE, IQE no Brasil/PAFC em Portugal), elas as interpretaram e as reinventaram, mas não submeteram suas práticas às políticas. Evidenciamos ainda que, apesar dos vários impedimentos de produção de uma prática curricular inscrita nas relações entre os professores e os demais membros da escola, as professoras encontraram brechas na estrutura para recriar suas práticas a partir da influência, negociação e disputa com as práticas de seus pares, na intenção de criar uma linguagem comum e de possibilitar o desenvolvimento de solidariedades profissionais. Isso significou dizer que, mesmo frente ao processo de homogeneização dos contextos escolares, os cotidianos apresentaram possibilidades de fuga, fabricação e invenção do novo e do diferente.