A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio
A pesquisa tem como objetivo analisar como uma Sequência Didática (SD) colabora com a aprendizagem dos conteúdos presentes na relação da herança dos grupos sanguíneos com o sistema imunológico pelos estudantes do Ensino Médio. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico g...
Main Author: | FARIAS, Eldade Machado de |
---|---|
Other Authors: | NEVES, Ricardo Ferreira das |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-35501 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-355012019-12-06T05:12:30Z A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio FARIAS, Eldade Machado de NEVES, Ricardo Ferreira das http://lattes.cnpq.br/0890536525558993 http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 Genética Sistema Imunitário Técnicas Didáticas A pesquisa tem como objetivo analisar como uma Sequência Didática (SD) colabora com a aprendizagem dos conteúdos presentes na relação da herança dos grupos sanguíneos com o sistema imunológico pelos estudantes do Ensino Médio. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico geralmente é abordada no terceiro ano do Ensino Médio. Ela envolve conceitos complexos e abstratos, cabendo ao professor utilizar de estratégias que ajudem os alunos a superarem essas dificuldades. Pensando nisso, o desenvolvimento de uma SD pode proporcionar um ensino conceitual mais interativo e participativo, abrindo espaços para reflexão e ressignificação de conceitos. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada com 20 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual no município de Feira Nova - PE. O processo intervencionista ocorreu em quatro etapas (questionário prévio, planejamento, aplicação da sequência e pós-teste). A aplicação da SD aconteceu em cinco momentos (aulas expositivas dialogadas, simulações, modelos, mapa conceitual). Durante toda a intervenção, os estudantes participaram ativamente, tendo um maior interesse nos momentos das simulações de transfusão sanguínea e na construção do modelo didático. Houve pouco interesse dos alunos na elaboração do mapa conceitual individual e por depender de conhecimento técnico, mas muito bem recebido, quando em sua produção coletiva, cujas discussões foram significativas. Consideramos que a SD possibilitou a ressignificação dos conceitos que envolvem a relação entre os Sistemas Sanguíneos e Imunológicos mais perceptíveis por meio das atividades lúdicas ao estudante. A sequência proposta oportunizou uma participação mais ativa do estudante na construção e reconstrução dos conceitos, podendo observar os conteúdos mais visivelmente, de forma holística e menos fragmentada. CAPES The research aims to analyze how a Didactic Sequence (DS) collaborates with the learning of the contents present in the relation of the inheritance of the blood groups with the immunological system by the students of the High School. The relationship between inheritance of blood groups and the immune system is usually addressed in the third year of high school. It involves complex and abstract concepts, and it is up to the teacher to use strategies that help students overcome these difficulties. With this in mind, the development of a DS can provide a more interactive and participative conceptual teaching, opening spaces for reflection and re-signification of concepts. The research involved a qualitative, research-action approach, carried out with 20 students from the third year of high school, in a state public school in the municipality of Feira Nova - PE. The interventional process occurred in four stages (previous questionnaire, planning, sequence application and post-test). The application of DS occurred in five moments (expository dialogues, simulations, models, conceptual map). Throughout the intervention, the students participated actively, having a greater interest in the moments of the simulations of blood transfusion and in the construction of the didactic model. There was little interest of the students, in the elaboration of the individual conceptual map and because they depended on technical knowledge, but very well received, when in their collective production, whose discussions were significant. We believe that the DS allowed the re-signification of the concepts that involve the relationship between the most perceptible Blood and Immune Systems through the ludic activities to the student. The proposed sequence allowed a more active participation of the student in the construction and reconstruction of the concepts, being able to observe the contents more visibly, in a holistic and less fragmented way. 2019-12-05T21:45:24Z 2019-12-05T21:45:24Z 2019-06-29 masterThesis FARIAS, Eldade Machado de. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico: uma sequência didática para o Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Genética Sistema Imunitário Técnicas Didáticas |
spellingShingle |
Genética Sistema Imunitário Técnicas Didáticas FARIAS, Eldade Machado de A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
description |
A pesquisa tem como objetivo analisar como uma Sequência Didática (SD) colabora com a aprendizagem dos conteúdos presentes na relação da herança dos grupos sanguíneos com o sistema imunológico pelos estudantes do Ensino Médio. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico geralmente é abordada no terceiro ano do Ensino Médio. Ela envolve conceitos complexos e abstratos, cabendo ao professor utilizar de estratégias que ajudem os alunos a superarem essas dificuldades. Pensando nisso, o desenvolvimento de uma SD pode proporcionar um ensino conceitual mais interativo e participativo, abrindo espaços para reflexão e ressignificação de conceitos. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada com 20 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual no município de Feira Nova - PE. O processo intervencionista ocorreu em quatro etapas (questionário prévio, planejamento, aplicação da sequência e pós-teste). A aplicação da SD aconteceu em cinco momentos (aulas expositivas dialogadas, simulações, modelos, mapa conceitual). Durante toda a intervenção, os estudantes participaram ativamente, tendo um maior interesse nos momentos das simulações de transfusão sanguínea e na construção do modelo didático. Houve pouco interesse dos alunos na elaboração do mapa conceitual individual e por depender de conhecimento técnico, mas muito bem recebido, quando em sua produção coletiva, cujas discussões foram significativas. Consideramos que a SD possibilitou a ressignificação dos conceitos que envolvem a relação entre os Sistemas Sanguíneos e Imunológicos mais perceptíveis por meio das atividades lúdicas ao estudante. A sequência proposta oportunizou uma participação mais ativa do estudante na construção e reconstrução dos conceitos, podendo observar os conteúdos mais visivelmente, de forma holística e menos fragmentada. |
author2 |
NEVES, Ricardo Ferreira das |
format |
masterThesis |
author |
FARIAS, Eldade Machado de |
author_sort |
FARIAS, Eldade Machado de |
title |
A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
title_short |
A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
title_full |
A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
title_fullStr |
A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
title_sort |
relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o ensino médio |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501 |
_version_ |
1661517373761388544 |
score |
13.657419 |