Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do L...
Main Author: | FREIRE, Verônica Emilia Campos |
---|---|
Other Authors: | COUTINHO, Solange Galvão |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-35987 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-359872020-01-16T05:12:48Z Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD FREIRE, Verônica Emilia Campos COUTINHO, Solange Galvão http://lattes.cnpq.br/8400901894699139 http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 Ilustração Vocabulário Livro didático infantil Teoria da atividade Design da informação Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD. This research has the purpose of investigating the treatment given to the illustrations related to vocabulary, present in the children's textbooks of Portuguese, through the activities of illustrators; writers/authors of Portuguese language textbooks; and evaluators of the National Book and Teaching Material Program (PNLD). Because the printed textbook is an artifact mediator of learning, this research was carried out in the light of the Theory of Activity, considering the work activities of these three agents involved in the creation (illustrators), production (writers/authors) and evaluation (evaluators) of this artifact and its illustrations, in the acquisition of vocabulary by children of the 3rd year of Brazilian elementary education. The results point out that these problems happen due to lack of information passed from the writer / author to the illustrator at the briefing stage; the choice of words associated with abstract concepts by the writer / author; and because the PNLD assessments are not specific and more focused criteria for images used in Portuguese textbooks that include their graphic representation; its information content; and the word-illustration association that respects the repertoire of young children. With these problems identified and their occurrences mapped through the three activities studied, were proposed as a solution, recommendations and heuristic checks that could be used by each of these three agents in their activities were proposed and could be inserted and considered in the PNLD evaluations. 2020-01-15T16:11:34Z 2020-01-15T16:11:34Z 2019-08-05 doctoralThesis FREIRE, Verônica Emilia Campos. Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa: um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Ilustração Vocabulário Livro didático infantil Teoria da atividade Design da informação |
spellingShingle |
Ilustração Vocabulário Livro didático infantil Teoria da atividade Design da informação FREIRE, Verônica Emilia Campos Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
description |
Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD. |
author2 |
COUTINHO, Solange Galvão |
format |
doctoralThesis |
author |
FREIRE, Verônica Emilia Campos |
author_sort |
FREIRE, Verônica Emilia Campos |
title |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
title_short |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
title_full |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
title_fullStr |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
title_full_unstemmed |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
title_sort |
ilustração e vocabulário no livro didático infantil de língua portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do pnld |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987 |
_version_ |
1661517362184060928 |
score |
13.657419 |