Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD

Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do L...

Full description

Main Author: FREIRE, Verônica Emilia Campos
Other Authors: COUTINHO, Solange Galvão
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-35987
recordtype dspace
spelling ir-123456789-359872020-01-16T05:12:48Z Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD FREIRE, Verônica Emilia Campos COUTINHO, Solange Galvão http://lattes.cnpq.br/8400901894699139 http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 Ilustração Vocabulário Livro didático infantil Teoria da atividade Design da informação Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD. This research has the purpose of investigating the treatment given to the illustrations related to vocabulary, present in the children's textbooks of Portuguese, through the activities of illustrators; writers/authors of Portuguese language textbooks; and evaluators of the National Book and Teaching Material Program (PNLD). Because the printed textbook is an artifact mediator of learning, this research was carried out in the light of the Theory of Activity, considering the work activities of these three agents involved in the creation (illustrators), production (writers/authors) and evaluation (evaluators) of this artifact and its illustrations, in the acquisition of vocabulary by children of the 3rd year of Brazilian elementary education. The results point out that these problems happen due to lack of information passed from the writer / author to the illustrator at the briefing stage; the choice of words associated with abstract concepts by the writer / author; and because the PNLD assessments are not specific and more focused criteria for images used in Portuguese textbooks that include their graphic representation; its information content; and the word-illustration association that respects the repertoire of young children. With these problems identified and their occurrences mapped through the three activities studied, were proposed as a solution, recommendations and heuristic checks that could be used by each of these three agents in their activities were proposed and could be inserted and considered in the PNLD evaluations. 2020-01-15T16:11:34Z 2020-01-15T16:11:34Z 2019-08-05 doctoralThesis FREIRE, Verônica Emilia Campos. Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa: um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Ilustração
Vocabulário
Livro didático infantil
Teoria da atividade
Design da informação
spellingShingle Ilustração
Vocabulário
Livro didático infantil
Teoria da atividade
Design da informação
FREIRE, Verônica Emilia Campos
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
description Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD.
author2 COUTINHO, Solange Galvão
format doctoralThesis
author FREIRE, Verônica Emilia Campos
author_sort FREIRE, Verônica Emilia Campos
title Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
title_short Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
title_full Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
title_fullStr Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
title_full_unstemmed Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
title_sort ilustração e vocabulário no livro didático infantil de língua portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do pnld
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987
_version_ 1661517362184060928
score 13.657419