Impactos da dupla jornada de trabalho feminina: o caso das técnicas administrativas em uma instituição de ensino.

O presente trabalho buscou analisar o impacto da dupla jornada de trabalho feminino na trajetória até a conquista de cargos de gerência, por parte das trabalhadoras Técnicas Administrativas em Educação de um centro acadêmico de Universidade Federal no interior do estado de Pernambuco. Para tanto,...

Full description

Main Author: SANTOS, Helder Caran Ferreira dos
Other Authors: CRAMER, Luciana
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36996
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente trabalho buscou analisar o impacto da dupla jornada de trabalho feminino na trajetória até a conquista de cargos de gerência, por parte das trabalhadoras Técnicas Administrativas em Educação de um centro acadêmico de Universidade Federal no interior do estado de Pernambuco. Para tanto, usou-se como aporte teórico estudos sobre organizações, organizações públicas federais, relações de gênero e de trabalho, liderança e sobre liderança feminina. Como metodologia, empregou-se o estudo de caso único, sendo um trabalho eminentemente qualitativo. Os dados foram analisados através da técnica da análise de conteúdo, obtendo como resultado o fato de que as entrevistadas usam como estratégia deixar as tarefas do lar em segundo plano, priorizando o trabalho econômico.