A relação entre as emoções de culpa e orgulho na intenção dos consumidores no não consumo de sacolas plásticas em situações de compra.
As emoções de culpa e orgulho se mostram influentes diante do comportamento de consumo sustentável, porque exercem influencia positiva quanto a aproximação do consumidor de tal comportamento (ANTONETTI; MAKLAN, 2014). Diante disso, existe a necessidade de se analisar essas variáveis emocionais quant...
Main Author: | FÉLIX, Georgia Rocha |
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Other Authors: | COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37139 |
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Summary: |
As emoções de culpa e orgulho se mostram influentes diante do comportamento de consumo sustentável, porque exercem influencia positiva quanto a aproximação do consumidor de tal comportamento (ANTONETTI; MAKLAN, 2014). Diante disso, existe a necessidade de se analisar essas variáveis emocionais quanto ao consumo de plástico, já que o plástico é atualmente um dos problemas ambientais em evidência, com consequências notáveis na vida marinha e terrestre, e essas consequências podem ser ainda mais graves num futuro próximo se o seu uso não for repensado. As sacolas plásticas por sua vez, constituem uma parte importante desse problema já que a produção de sua matéria-prima corresponde a mais de 9% da produção de plástico. Diante disso, esse estudo se propõe a analisar a influência das emoções de culpa e orgulho na intenção do não consumo de sacolas plásticas. Para tanto, uma pesquisa quantitativa foi realizada, por meio da aplicação de questionários feito através da plataforma Google Forms e disponibilizada por um link compartilhado por e-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp, com 538 respondentes. O software SPSS foi utilizado para realização da análise de dados, onde foram utilizados a análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa, confirmaram duas hipóteses de pesquisa e recusaram uma. Estes resultados concluem que apenas os consumidores previamente engajados com sustentabilidade são influenciados pelas emoções de culpa e orgulho e que apenas a emoção orgulho influencia o consumidor quanto ao não uso de sacolas plásticas, colaborando assim, para os estudos na área. Este estudo sugere que estudos futuros estudem a influência das emoções de culpa e orgulho no consumo de outros produtos plásticos descartáveis, como também sugere o estudo das variáveis que influenciam o comportamento de consumo não sustentável e o estudo das emoções do consumidor diante da não disponibilização de sacolas plásticas. |
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