A relação entre as emoções de culpa e orgulho na intenção dos consumidores no não consumo de sacolas plásticas em situações de compra.

As emoções de culpa e orgulho se mostram influentes diante do comportamento de consumo sustentável, porque exercem influencia positiva quanto a aproximação do consumidor de tal comportamento (ANTONETTI; MAKLAN, 2014). Diante disso, existe a necessidade de se analisar essas variáveis emocionais quant...

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Main Author: FÉLIX, Georgia Rocha
Other Authors: COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37139
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spelling ir-123456789-371392020-04-15T05:16:08Z A relação entre as emoções de culpa e orgulho na intenção dos consumidores no não consumo de sacolas plásticas em situações de compra. FÉLIX, Georgia Rocha COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8034317P3 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774269Y6 Sustentabilidade e meio ambiente Plásticos nas embalagens Comportamento do consumidor ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração As emoções de culpa e orgulho se mostram influentes diante do comportamento de consumo sustentável, porque exercem influencia positiva quanto a aproximação do consumidor de tal comportamento (ANTONETTI; MAKLAN, 2014). Diante disso, existe a necessidade de se analisar essas variáveis emocionais quanto ao consumo de plástico, já que o plástico é atualmente um dos problemas ambientais em evidência, com consequências notáveis na vida marinha e terrestre, e essas consequências podem ser ainda mais graves num futuro próximo se o seu uso não for repensado. As sacolas plásticas por sua vez, constituem uma parte importante desse problema já que a produção de sua matéria-prima corresponde a mais de 9% da produção de plástico. Diante disso, esse estudo se propõe a analisar a influência das emoções de culpa e orgulho na intenção do não consumo de sacolas plásticas. Para tanto, uma pesquisa quantitativa foi realizada, por meio da aplicação de questionários feito através da plataforma Google Forms e disponibilizada por um link compartilhado por e-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp, com 538 respondentes. O software SPSS foi utilizado para realização da análise de dados, onde foram utilizados a análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa, confirmaram duas hipóteses de pesquisa e recusaram uma. Estes resultados concluem que apenas os consumidores previamente engajados com sustentabilidade são influenciados pelas emoções de culpa e orgulho e que apenas a emoção orgulho influencia o consumidor quanto ao não uso de sacolas plásticas, colaborando assim, para os estudos na área. Este estudo sugere que estudos futuros estudem a influência das emoções de culpa e orgulho no consumo de outros produtos plásticos descartáveis, como também sugere o estudo das variáveis que influenciam o comportamento de consumo não sustentável e o estudo das emoções do consumidor diante da não disponibilização de sacolas plásticas. Guilt and pride emotions are influences to sustainable consumption behavior, because it works as a positive influence way to approach consumer to such behavior. When analyzing guilt and pride in sustainable consumption behavior, it is relevant to analyze these emotional variables regarding the consumption of plastic, whereas plastic is currently an environmental problem in evidence, with notable consequences in marine and terrestrial life, and these consequences can be even more serious in the future if this plastic usage levels continues the same. Plastic bags are responsible for an important part of this problem, one of the reasons is because the production of it’s raw material corresponds to more than 9% of the production of plastic. Therefore, this study proposes to analyze the influence of emotions of guilt and pride in the intention of not using plastic bags. A quantitative survey was applied through online questionnaires made through Google Forms platform and made available through a shared link by email, Instagram, Facebook and WhatsApp, with 538 respondents. The SPSS software was used to perform the data analysis, where factor analysis and multiple linear regression were used, and the sample was authenticated through Cronbach's alpha. The results of the research, confirmed two hypotheses and rejected one. These results conclude that only consumers previously engaged in sustainability are influenced by the emotions of guilt and pride and that only pride emotion influences the consumer bout the intention of not using plastic bags, collaborating for studies in the area. This study suggests that future studies study the influence of guilt and pride emotions on the consumption of other disposable plastic products, as well as the study of the variables that influences non-sustainable consumption behavior and the study of the consumer's emotions due to the non-availability of plastic bags. 2020-04-14T18:44:21Z 2020-04-14T18:44:21Z 2019-07-10 2020-04-14 bachelorThesis FÉLIX, Georgia Rocha. A relação entre as emoções de culpa e orgulho na intenção dos consumidores no não consumo de sacolas plásticas em situações de compra. Caruaru: O Autor, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37139 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 52p. application/pdf
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