O design da informação na construção de um e-commerce de estampas para empresas têxteis e de confecções
O presente estudo tem como objetivo a proposta de um modelo para o design da informação de um artefato digital de comércio eletrônico (e-commerce) de estampas, de modo a facilitar e melhorar a experiência do usuário no processo de compra de estampas na Indústria da Moda. Essa área industrial, em seu...
Main Author: | OLIVEIRA, Manoella Guennes Tavares de |
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Other Authors: | ROCHA, Maria Alice Vasconcelos |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37830 |
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ir-123456789-378302020-09-05T05:11:48Z O design da informação na construção de um e-commerce de estampas para empresas têxteis e de confecções OLIVEIRA, Manoella Guennes Tavares de ROCHA, Maria Alice Vasconcelos COSTA, Flavia Zimmerle da Nóbrega http://lattes.cnpq.br/2306086718750333 http://lattes.cnpq.br/6818128111009316 http://lattes.cnpq.br/5484105489714622 Design Hierarquia da Informação Indústria Têxtil Wireframes O presente estudo tem como objetivo a proposta de um modelo para o design da informação de um artefato digital de comércio eletrônico (e-commerce) de estampas, de modo a facilitar e melhorar a experiência do usuário no processo de compra de estampas na Indústria da Moda. Essa área industrial, em seu sentido produtivo com o setor Têxtil e de Confecções, é um campo vastamente fértil para inovação, mesmo assim é fundamental considerar a alta rapidez de mudanças que ocorrem nela. Conhecer e prospectar novas tecnologias, hábitos e produtos, a partir da compreensão dos processos recorrentes é de suma importância para aqueles que trabalham nessa cadeia, potencializada pela conectividade e negócios digitais, em prol da maior rapidez e eficiência. É através do Design, que trata do usuário em primeiro lugar para atender as suas necessidades, que encontra-se a maneira mais adequada de conhecer e propor melhorias para suas prioridades. Com abordagem metodológica exploratória e qualitativa, é dividido em três partes: uma teórica e duas práticas. A pesquisa é executada, então, através do (1) estudo dos temas envolvidos e da (2) compreensão dos hábitos e processos de consumo de estampas atualmente, para auxiliar na identificação de prioridades informacionais pelos usuários nos processos atuais de compra de estampas a nível global, sendo investigadas empresas têxteis e de confecções situadas em três países. Em prol de sugerir o processo de compra de estampas de forma digital, finalmente, este trabalho traz o Design da Informação, através das teorias da Hierarquia da Informação proposta por Mijksenaar (1997), com as variáveis hierárquicas e diferenciadoras – adaptadas e inseridas através de numeração e cores, respectivamente –, como suporte teórico na (3) construção prática dos wireframes de duas telas de um e-commerce (comércio eletrônico) de estampas para a Indústria Têxtil e de Confecções. This study aims to propose a model for the information design of a digital artifact for electronic commerce (e-commerce) of prints and patterns, in order to facilitate and improve the user experience in the process of purchasing prints and patterns in the Fashion Industry. This industrial area, in its productive sense with the Textile and Apparel sector, is a vastly fertile field for innovation, yet it is essential to consider the high speed of changes that occur in it. Knowing and prospecting new technologies, habits and products, from the understanding of current processes extremely for those who work in this chain, enhanced by connectivity and digital business, in favor of greater speed and efficiency. It is through Design, which considers the user in the first place to meet their needs, that the most appropriate way of knowing and proposing improvements to their priorities is found. With an exploratory and qualitative methodological approach, it is divided into three parts: one theoretical and two practical. A research is then carried out through (1) studying the themes involved and (2) understanding the habits and processes of consumption of models today, to assist in the identification of informational priorities by users in the current process of purchasing prints and patterns at a global level, within companies based in three countries. In order to suggest the process of buying prints in digital form, finally, this work brings Information Design, through the theories of the Information Hierarchy proposed by Mijksenaar (1997), with the hierarchical and distinguishing variables – adapted and inserted through numbering and colors, respectively – as theoretical support in (3) practical construction of the wireframes of two screens of an e-commerce (electronic commerce) of prints for the Textile and Apparel Industry. 2020-09-04T19:36:02Z 2020-09-04T19:36:02Z 2020-02-14 masterThesis OLIVEIRA, Manoella Guennes Tavares de. O design da informação na construção de um e-commerce de estampas para empresas têxteis e de confecções. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37830 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
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REPOSITORIO UFPE |
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Design Hierarquia da Informação Indústria Têxtil Wireframes |
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O presente estudo tem como objetivo a proposta de um modelo para o design da informação de um artefato digital de comércio eletrônico (e-commerce) de estampas, de modo a facilitar e melhorar a experiência do usuário no processo de compra de estampas na Indústria da Moda. Essa área industrial, em seu sentido produtivo com o setor Têxtil e de Confecções, é um campo vastamente fértil para inovação, mesmo assim é fundamental considerar a alta rapidez de mudanças que ocorrem nela. Conhecer e prospectar novas tecnologias, hábitos e produtos, a partir da compreensão dos processos recorrentes é de suma importância para aqueles que trabalham nessa cadeia, potencializada pela conectividade e negócios digitais, em prol da maior rapidez e eficiência. É através do Design, que trata do usuário em primeiro lugar para atender as suas necessidades, que encontra-se a maneira mais adequada de conhecer e propor melhorias para suas prioridades. Com abordagem metodológica exploratória e qualitativa, é dividido em três partes: uma teórica e duas práticas. A pesquisa é executada, então, através do (1) estudo dos temas envolvidos e da (2) compreensão dos hábitos e processos de consumo de estampas atualmente, para auxiliar na identificação de prioridades informacionais pelos usuários nos processos atuais de compra de estampas a nível global, sendo investigadas empresas têxteis e de confecções situadas em três países. Em prol de sugerir o processo de compra de estampas de forma digital, finalmente, este trabalho traz o Design da Informação, através das teorias da Hierarquia da Informação proposta por Mijksenaar (1997), com as variáveis hierárquicas e diferenciadoras – adaptadas e inseridas através de numeração e cores, respectivamente –, como suporte teórico na (3) construção prática dos wireframes de duas telas de um e-commerce (comércio eletrônico) de estampas para a Indústria Têxtil e de Confecções. |
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