Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física

A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estud...

Full description

Main Author: SILVA, Everaldo Sebastião da
Other Authors: RODRIGUES, Kátia Calligaris
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-37949
recordtype dspace
spelling ir-123456789-379492020-09-15T05:14:40Z Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física SILVA, Everaldo Sebastião da RODRIGUES, Kátia Calligaris MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti de http://lattes.cnpq.br/7367692322036105 http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 http://lattes.cnpq.br/8088699346664430 Professores de Física Professores - Formação Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente. Problem solving in Physics hás been an "Achilles' heel" not only in Basic Education, but also in Higher Education. Recent studies point to self-regulation as na efficient strategy in the problem solving process in Physics, to improve both students' results and teaching practice. In this sense, we investigated the impacts of the Strategy of Choice and Problem Solving (ERP), used in a discipline of Fundamentals of Physics, using a monitoring instrument (questionnaire) based on the selfregulatory cycle of learning with in the Social Cognitive theory. The ERP has as assumptions the student's autonomy in the process of choosing the problem to be solved, the reflection from the justification about the choice and a detailed resolution, and, finally, a cognitive feedback about the ERP activities. The follow-up question was divided in to three moments, covering the self-regulatory cycle, and was applied during the first and last evaluative activity of the Fundamentals of Physics discipline. The results produced signal the occurrence of a self-regulatory process in learning, improvement in ERP activities, impacts on the training and Professional identity of students and a series of other constructions that were unexpected in the eyes of our hypotheses, but which support quite significant discussions for the teacher training. 2020-09-14T13:46:32Z 2020-09-14T13:46:32Z 2020-03-03 masterThesis SILVA, Everaldo Sebastião da. Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Professores de Física
Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
spellingShingle Professores de Física
Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
SILVA, Everaldo Sebastião da
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
description A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente.
author2 RODRIGUES, Kátia Calligaris
format masterThesis
author SILVA, Everaldo Sebastião da
author_sort SILVA, Everaldo Sebastião da
title Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
title_short Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
title_full Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
title_fullStr Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
title_full_unstemmed Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
title_sort escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de física
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949
_version_ 1680625206850224128
score 13.657419