Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estud...
Main Author: | SILVA, Everaldo Sebastião da |
---|---|
Other Authors: | RODRIGUES, Kátia Calligaris |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-37949 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-379492020-09-15T05:14:40Z Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física SILVA, Everaldo Sebastião da RODRIGUES, Kátia Calligaris MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti de http://lattes.cnpq.br/7367692322036105 http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 http://lattes.cnpq.br/8088699346664430 Professores de Física Professores - Formação Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente. Problem solving in Physics hás been an "Achilles' heel" not only in Basic Education, but also in Higher Education. Recent studies point to self-regulation as na efficient strategy in the problem solving process in Physics, to improve both students' results and teaching practice. In this sense, we investigated the impacts of the Strategy of Choice and Problem Solving (ERP), used in a discipline of Fundamentals of Physics, using a monitoring instrument (questionnaire) based on the selfregulatory cycle of learning with in the Social Cognitive theory. The ERP has as assumptions the student's autonomy in the process of choosing the problem to be solved, the reflection from the justification about the choice and a detailed resolution, and, finally, a cognitive feedback about the ERP activities. The follow-up question was divided in to three moments, covering the self-regulatory cycle, and was applied during the first and last evaluative activity of the Fundamentals of Physics discipline. The results produced signal the occurrence of a self-regulatory process in learning, improvement in ERP activities, impacts on the training and Professional identity of students and a series of other constructions that were unexpected in the eyes of our hypotheses, but which support quite significant discussions for the teacher training. 2020-09-14T13:46:32Z 2020-09-14T13:46:32Z 2020-03-03 masterThesis SILVA, Everaldo Sebastião da. Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Professores de Física Professores - Formação Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa |
spellingShingle |
Professores de Física Professores - Formação Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa SILVA, Everaldo Sebastião da Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
description |
A resolução de problemas em Física tem sido um “calcanhar de Aquiles” não somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. Estudos recentes apontam para a autorregulação como uma estratégia eficiente no processo de resolução de problemas em Física, tanto para melhorar o resultado dos estudantes, quanto para aprimorar a prática docente. Nesse sentido, investigamos os impactos da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP), utilizada em uma disciplina de Fundamentos de Física, a partir da utilização de um instrumento de acompanhamento (questionário) baseado no ciclo autorregulatório da aprendizagem dentro da teoria Social Cognitiva. A ERP tem como pressupostos a autonomia do estudante no processo de escolha do problema a ser resolvido, a reflexão a partir da justificativa sobre a escolha e de uma resolução detalhada, e, por fim, um feedback cognitivo sobre as atividades de ERP. O questionário de acompanhamento é dividido em três momentos, contemplando o ciclo autorregulatório, e foi usado por ocasião da primeira e da última atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos de Física. Os resultados produzidos sinalizam a ocorrência de processo autorregulatório na aprendizagem, melhora nas atividades de ERP, impactos sobre a formação e identidade profissional dos estudantes e uma série de outras construções que eram inesperadas aos olhos de nossas hipóteses, mas que embasam discussões bastante significativas para a formação docente. |
author2 |
RODRIGUES, Kátia Calligaris |
format |
masterThesis |
author |
SILVA, Everaldo Sebastião da |
author_sort |
SILVA, Everaldo Sebastião da |
title |
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
title_short |
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
title_full |
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
title_fullStr |
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
title_full_unstemmed |
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física |
title_sort |
escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de física |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37949 |
_version_ |
1680625206850224128 |
score |
13.657419 |