Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual

Com o intuito de entender como a regulação emocional pode contribuir para o bem-estar do usuário de Realidade Virtual e para a consequente melhoria do desempenho do trabalhador, este estudo emprega o uso de biomarcadores em uma situação de treinamento com motoristas de ônibus de uma empresa de trans...

Full description

Main Author: FRANÇA, Ana Carol Pontes de
Other Authors: SANTOS, Vilma Maria Villarouco
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38033
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-38033
recordtype dspace
spelling ir-123456789-380332020-09-18T05:14:56Z Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual FRANÇA, Ana Carol Pontes de SANTOS, Vilma Maria Villarouco http://lattes.cnpq.br/5464372503630589 http://lattes.cnpq.br/3582673275818085 Realidade Virtual Treinamento Biofeedback Regulação Emocional Motoristas de Ônibus Com o intuito de entender como a regulação emocional pode contribuir para o bem-estar do usuário de Realidade Virtual e para a consequente melhoria do desempenho do trabalhador, este estudo emprega o uso de biomarcadores em uma situação de treinamento com motoristas de ônibus de uma empresa de transporte coletivo urbano. Como o estado emocional afeta profundamente a percepção e o desempenho do usuário em relação ao produto/sistema, foi proposta uma triangulação metodológica que reúne: aspectos do Projeto Ergonômico Afetivo, Metas da Experiência do Usuário e Métodos de Avaliação da experiência emocional, de modo a entender as inter-relações entre os sistemas biológico e tecnológico. Com foco na experiência emocional do usuário, nas estratégias de autorregulação e no desempenho do trabalhador em uma situação de treinamento com Biofeedback de Frequência Cardíaca (BFB-FC) e Realidade Virtual (RV), foi realizado um estudo de caso com três etapas de execução, a saber: etapa 1, registro da assimetria alfa (assimetria cortical) obtida por meio do eletroencefalograma (EEG); etapa 2, análise comparativa da experiência relatada (obtida por meio do questionário) com a experiência sentida (obtida por meio dos marcadores biológicos do usuário do sistema de RV); etapa 3, análise comparativa do desempenho do usuário antes e após o treinamento com o sistema de Realidade Virtual (obtida por meio da avaliação dos registros biológicos na 1ª sessão, pré-treino, e na última sessão, pós-treino). A partir do treinamento, esperava-se que os motoristas desenvolvessem habilidades emocionais para lidar melhor com a tensão e a ameaça, tendo em vista a redução das emoções de valência negativa. Dos dez motoristas que participaram do estudo, cinco se beneficiaram com o biofeedback de frequência cardíaca, tiveram bom desempenho e melhoraram a resiliência com o Treino de Resiliência®. M2 e M10, usuários que avaliaram negativamente o ambiente não-estressor Relax’n VR, foram os motoristas que não se beneficiaram com o BFB-FC. Os resultados obtidos contribuíram para questões relacionadas às métricas para avaliação dos aspectos hedônicos de sistemas de Realidade Virtual bem como para o avanço nos campos teórico e metodológico referentes ao Projeto Ergonômico Afetivo. Na síntese dos resultados são apresentadas sugestões para estudos futuros. Nos comentários finais são apresentadas as recomendações ergonômicas e considerações finais sobre a pesquisa. CAPES In order to better understand how emotional regulation can contribute to Virtual Reality users' well-being and to the consequent improvement of workers performance, this study employs the use of biomarkers in a bus drivers training situation of an urban company of public transportation. As emotional state profoundly affects user perception and performance in relation to the product/system, a methodological triangulation has been proposed, bringing together: aspects of the Affective Ergonomic Design, User Experience Goals, and Users’ Emotional Experience Assessment Methods to understand the interrelationships between the biological and technological systems. Focusing on the user's emotional experience, self-regulation strategies, and worker performance in a Heart Rate Biofeedback (HRB) and Virtual Reality (VR) training situation, it was conducted a case study executed in three steps: step 1, recording of the alpha asymmetry (cortical asymmetry) obtained through the electroencephalogram (EEG); step 2, comparative analysis of the reported experience (obtained through the questionnaire) with the felt experience (obtained through the biological markers of the user); step 3, comparative analysis of user performance before and after training with the Virtual Reality system (obtained through the evaluation of biological records in the 1st session, pre-training, and in the last session, post-training). From the training, drivers were expected to develop emotional skills to cope with tension and threat, in order to reduce negative emotions. Five of the ten drivers who participated in the study benefited from heart rate biofeedback, performed well and improved resilience with the Resilience Training®. M2 and M10, users who negatively assessed the Relax'n VR non-stressor environment, were the drivers who did not benefit from the HRB. The results contributed to questions related to the metrics to evaluate the hedonic aspects of Virtual Reality systems as well as to the advances in the theoretical and methodological fields related to the Affective Ergonomic Design. Suggestions for future studies are presented in the synthesis of the research results. Ergonomic recommendations and final considerations are presented in the final comments. 2020-09-17T18:26:58Z 2020-09-17T18:26:58Z 2019-11-22 doctoralThesis FRANÇA, Ana Carol Pontes de. Biofeedback e regulação emocional: um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38033 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Realidade Virtual
Treinamento
Biofeedback
Regulação Emocional
Motoristas de Ônibus
spellingShingle Realidade Virtual
Treinamento
Biofeedback
Regulação Emocional
Motoristas de Ônibus
FRANÇA, Ana Carol Pontes de
Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
description Com o intuito de entender como a regulação emocional pode contribuir para o bem-estar do usuário de Realidade Virtual e para a consequente melhoria do desempenho do trabalhador, este estudo emprega o uso de biomarcadores em uma situação de treinamento com motoristas de ônibus de uma empresa de transporte coletivo urbano. Como o estado emocional afeta profundamente a percepção e o desempenho do usuário em relação ao produto/sistema, foi proposta uma triangulação metodológica que reúne: aspectos do Projeto Ergonômico Afetivo, Metas da Experiência do Usuário e Métodos de Avaliação da experiência emocional, de modo a entender as inter-relações entre os sistemas biológico e tecnológico. Com foco na experiência emocional do usuário, nas estratégias de autorregulação e no desempenho do trabalhador em uma situação de treinamento com Biofeedback de Frequência Cardíaca (BFB-FC) e Realidade Virtual (RV), foi realizado um estudo de caso com três etapas de execução, a saber: etapa 1, registro da assimetria alfa (assimetria cortical) obtida por meio do eletroencefalograma (EEG); etapa 2, análise comparativa da experiência relatada (obtida por meio do questionário) com a experiência sentida (obtida por meio dos marcadores biológicos do usuário do sistema de RV); etapa 3, análise comparativa do desempenho do usuário antes e após o treinamento com o sistema de Realidade Virtual (obtida por meio da avaliação dos registros biológicos na 1ª sessão, pré-treino, e na última sessão, pós-treino). A partir do treinamento, esperava-se que os motoristas desenvolvessem habilidades emocionais para lidar melhor com a tensão e a ameaça, tendo em vista a redução das emoções de valência negativa. Dos dez motoristas que participaram do estudo, cinco se beneficiaram com o biofeedback de frequência cardíaca, tiveram bom desempenho e melhoraram a resiliência com o Treino de Resiliência®. M2 e M10, usuários que avaliaram negativamente o ambiente não-estressor Relax’n VR, foram os motoristas que não se beneficiaram com o BFB-FC. Os resultados obtidos contribuíram para questões relacionadas às métricas para avaliação dos aspectos hedônicos de sistemas de Realidade Virtual bem como para o avanço nos campos teórico e metodológico referentes ao Projeto Ergonômico Afetivo. Na síntese dos resultados são apresentadas sugestões para estudos futuros. Nos comentários finais são apresentadas as recomendações ergonômicas e considerações finais sobre a pesquisa.
author2 SANTOS, Vilma Maria Villarouco
format doctoralThesis
author FRANÇA, Ana Carol Pontes de
author_sort FRANÇA, Ana Carol Pontes de
title Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
title_short Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
title_full Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
title_fullStr Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
title_full_unstemmed Biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual
title_sort biofeedback e regulação emocional : um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em realidade virtual
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38033
_version_ 1680625251484958720
score 13.657419