A qualidade da educação matemática na formação inicial de professores em cursos de pedagogia
A formação inicial de professores no Brasil possui diversos desafios, entre os quais o de atingir processos de ensino que favoreçam aos licenciandos se reconhecerem como sujeitos históricos capazes de compreender as relações entre educação e os projetos da sociedade. Além disso, a formação inicial d...
Main Author: | MACÊDO, Michela Caroline |
---|---|
Other Authors: | MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38244 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A formação inicial de professores no Brasil possui diversos desafios, entre os quais o de atingir processos de ensino que favoreçam aos licenciandos se reconhecerem como sujeitos históricos capazes de compreender as relações entre educação e os projetos da sociedade. Além disso, a formação inicial de professores deve oferecer condições para que os licenciandos possam desenvolver conhecimentos de como ensinar às crianças, jovens e adultos em diversas áreas, entre as quais se inclui a Matemática. Esta tese refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as perspectivas de qualidade que permeiam o ensino de Matemática em cursos de Pedagogia. Os objetivos específicos foram: identificar as concepções de qualidade em relação à formação inicial de pedagogos e ao ensino de Matemática a partir da produção científica no período de 2006 a 2016; identificar o que pensam professores de cursos de Pedagogia sobre qualidade para o ensino de Matemática na formação inicial; apontar o que pensam licenciandos em Pedagogia a respeito da qualidade de sua formação, do ensino de Matemática e das aprendizagens desenvolvidas para ensinar Matemática; elencar quais aprendizagens para o ensino da Matemática são desenvolvidas nas disciplinas que relacionam-se com a Matemática nos cursos de Pedagogia. Optamos por uma perspectiva teórica que articula abordagens diversas e que transversalizam entre si, pois versam sobre o conceito polissêmico de qualidade, as discussões sobre a Matemática, bem como os elementos sobre a constituição do pensamento do sujeito social. Esta pesquisa foi desenvolvida em três instituições de Ensino Superior do estado de Pernambuco, sendo duas públicas e uma privada. Adotamos uma abordagem metodológica mista e exploratória, na qual foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: pesquisa de Revisão Sistemática da Literatura de 2006 a 2016; aplicação presencial de questionário aberto com 115 licenciandos de Pedagogia; entrevistas semiestruturadas com quatro professores formadores das disciplinas que envolviam ensino de Matemática e entrevistas com 21 licenciandos de Pedagogia, bem como 24 sessões de observações de aulas dos professores formadores nas três instituições que fizeram parte da pesquisa. Os resultados da RSL já apontavam para as qualidadeS. No tratamento dos dados, usamos o software Iramuteq, através da análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), e nos pautamos na interpretação das classes organizadas a partir desse modelo. Os resultados, analisados a partir de triangulação de dados, apontaram classes com concepções diversas por trás do que viria a ser qualidadeS na formação de Matemática para os sujeitos da pesquisa. Dentre elas, questionamentos vinculados à relação teoria e prática, às metodologias de ensino, ao papel das aprendizagens, e à autonomia intelectual. Assim, defendemos que um conceito de qualidade da educação Matemática em formação inicial de professores compreende a construção dos processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática para os cursos de Pedagogia, como um movimento que envolve a análise crítica das Diretrizes Propostas e das Concepções de Currículos envolvidas, sendo estas construídas e reconstruídas a partir da participação dos atores envolvidos, em um trabalho constante em prol de uma autonomia intelectual que liberte e que ajude a libertar |
---|