A qualidade da educação matemática na formação inicial de professores em cursos de pedagogia

A formação inicial de professores no Brasil possui diversos desafios, entre os quais o de atingir processos de ensino que favoreçam aos licenciandos se reconhecerem como sujeitos históricos capazes de compreender as relações entre educação e os projetos da sociedade. Além disso, a formação inicial d...

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Main Author: MACÊDO, Michela Caroline
Other Authors: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38244
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spelling ir-123456789-382442020-10-06T05:15:37Z A qualidade da educação matemática na formação inicial de professores em cursos de pedagogia MACÊDO, Michela Caroline MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira ttp://lattes.cnpq.br/9914529363403176 http://lattes.cnpq.br/8396243868031773 Matemática Educação - Qualidade Formação de professores Pedagogia – Estudo e Ensino UFPE - Pós-graduação A formação inicial de professores no Brasil possui diversos desafios, entre os quais o de atingir processos de ensino que favoreçam aos licenciandos se reconhecerem como sujeitos históricos capazes de compreender as relações entre educação e os projetos da sociedade. Além disso, a formação inicial de professores deve oferecer condições para que os licenciandos possam desenvolver conhecimentos de como ensinar às crianças, jovens e adultos em diversas áreas, entre as quais se inclui a Matemática. Esta tese refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as perspectivas de qualidade que permeiam o ensino de Matemática em cursos de Pedagogia. Os objetivos específicos foram: identificar as concepções de qualidade em relação à formação inicial de pedagogos e ao ensino de Matemática a partir da produção científica no período de 2006 a 2016; identificar o que pensam professores de cursos de Pedagogia sobre qualidade para o ensino de Matemática na formação inicial; apontar o que pensam licenciandos em Pedagogia a respeito da qualidade de sua formação, do ensino de Matemática e das aprendizagens desenvolvidas para ensinar Matemática; elencar quais aprendizagens para o ensino da Matemática são desenvolvidas nas disciplinas que relacionam-se com a Matemática nos cursos de Pedagogia. Optamos por uma perspectiva teórica que articula abordagens diversas e que transversalizam entre si, pois versam sobre o conceito polissêmico de qualidade, as discussões sobre a Matemática, bem como os elementos sobre a constituição do pensamento do sujeito social. Esta pesquisa foi desenvolvida em três instituições de Ensino Superior do estado de Pernambuco, sendo duas públicas e uma privada. Adotamos uma abordagem metodológica mista e exploratória, na qual foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: pesquisa de Revisão Sistemática da Literatura de 2006 a 2016; aplicação presencial de questionário aberto com 115 licenciandos de Pedagogia; entrevistas semiestruturadas com quatro professores formadores das disciplinas que envolviam ensino de Matemática e entrevistas com 21 licenciandos de Pedagogia, bem como 24 sessões de observações de aulas dos professores formadores nas três instituições que fizeram parte da pesquisa. Os resultados da RSL já apontavam para as qualidadeS. No tratamento dos dados, usamos o software Iramuteq, através da análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), e nos pautamos na interpretação das classes organizadas a partir desse modelo. Os resultados, analisados a partir de triangulação de dados, apontaram classes com concepções diversas por trás do que viria a ser qualidadeS na formação de Matemática para os sujeitos da pesquisa. Dentre elas, questionamentos vinculados à relação teoria e prática, às metodologias de ensino, ao papel das aprendizagens, e à autonomia intelectual. Assim, defendemos que um conceito de qualidade da educação Matemática em formação inicial de professores compreende a construção dos processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática para os cursos de Pedagogia, como um movimento que envolve a análise crítica das Diretrizes Propostas e das Concepções de Currículos envolvidas, sendo estas construídas e reconstruídas a partir da participação dos atores envolvidos, em um trabalho constante em prol de uma autonomia intelectual que liberte e que ajude a libertar There are several challenges for initial teacher education in Brazil, including achieving teaching processes that favour undergraduates to recognize themselves as historical subjects capable of understanding the relationship between education and society. In addition, initial teacher education should provide conditions for undergraduates to develop knowledge of how to teach children, young people and adults in different subjects, including Mathematics. This thesis refers to a research that had as its general objective to analyse the quality perspectives that permeate the teaching of Mathematics in Pedagogy courses. The specific objectives of the research were: to identify the conceptions of quality in relation to the initial formation of pedagogues and the teaching of Mathematics based on the scientific production from 2006 to 2016; to identify what lecturers of pedagogy courses think about quality for the teaching of Mathematics in initial teacher education; to identify what graduates in Pedagogy think about the quality of their education, the teaching of Mathematics and the learnings developed to teach Mathematics; to identify which learning for teaching Mathematics are developed in the disciplines related to Mathematics in Pedagogy courses. We choose a theoretical perspective that articulates diverse approaches and which are related with each other, approaching polysemic concept about quality, the discussions about Mathematics as well as elements about the constitution of the social subject's thinking. This research was conducted in three higher education institutions in the state of Pernambuco, two public and one private. We adopted a mixed and exploratory methodological approach in which the following procedures were developed: Systematic Literature Review research from 2006 to 2016; face-to-face application of open questionnaire with 115 Pedagogy graduates; semi-structured interviews with four lecturers of subjects involving Mathematics teaching; and interviews with 21 Pedagogy undergraduate students, as well as 24 classroom observation sessions of teacher trainers in the three institutions that were part of the research. The results of RSL already suggested the qualities. In data analysis, we use the Iramuteq software through the hierarchical classification descendent (CHD) analysis and we are based on the interpretation of the organized classes from this model. The analysis of results were based on triangulation which pointed to classes with different conceptions behind what would become qualities in the formation of Mathematics for the research subjects. Among these conceptions, questioning related to the relationship theory and practice, teaching methodologies, the role of learning, intellectual autonomy. The thesis is that the construction of quality for the teaching of Mathematics in Pedagogy courses comprises the breadth of this polysemic concept, sometimes based on the teaching and learning processes, now based on the collective constructions between teachers, undergraduates, curricula, methodologies and practice experiences, seeking to develop during the teacher education, students' intellectual autonomy in order to liberate them and help to liberate others. 2020-10-05T20:33:33Z 2020-10-05T20:33:33Z 2019-11-25 doctoralThesis MACÊDO, Michela Caroline. A qualidade da educação matemática na formação inicial de professores em cursos de pedagogia. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38244 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
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