Multimodalidade e argumentação na charge
Como gênero de caráter visual, a charge tem chamado atenção de professores e pesquisadores. Seu uso como objeto de estudo em escolas e universidades tem crescido e atingido diferentes áreas. A charge (do francês charger: carregar, exagerar) tem como objetivo a crítica humorística de um fato espec...
Main Author: | Clara Catanho Cavalcanti, Maria |
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Other Authors: | Chambliss Hoffnagel, Judith |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2014
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7504 |
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Summary: |
Como gênero de caráter visual, a charge tem chamado atenção de professores e
pesquisadores. Seu uso como objeto de estudo em escolas e universidades tem crescido
e atingido diferentes áreas. A charge (do francês charger: carregar, exagerar) tem como
objetivo a crítica humorística de um fato específico, geralmente de natureza política. Ela
deve abordar um assunto atual e interessante para o público leitor. O objetivo central
desse estudo é mostrar a como se organizam os modos de linguagem do texto chárgico,
ressaltando que argumentos também podem ser constituídos por linguagem visual.
Nosso ponto de partida é uma análise sócio-interacionista, a qual vislumbra o processo
comunicativo da charge. Em seqüência, apresentaremos uma proposta de análise
multimodal do gênero em estudo para só então realizarmos nossas considerações sobre
a argumentação. Para tanto, nosso corpus é composto por aproximadamente 450
charges, as quais foram coletadas nos três principais jornais de Pernambuco Jornal do
Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Este trabalho ocorreu
durante os meses de junho a outubro de 2006, período de copa do mundo e de eleições,
assuntos que dão uma boa safra de charges |
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