A sociedade, o estado e o avião: Debates e ideias sobre a defesa nacional e a aviação na sociedade civil brasileira (1911)
O presente artigo visa expor uma análise embrionária sobre a interação entre sociedade civil e sociedade política no debate acerca do uso do aeroplano como ferramenta de atuação militar e de manutenção de soberania. O ano de 1911 baliza nossa reflexão por ter sido o momento no qual setores da socied...
Main Authors: | Oliveira, Bruno de Melo, Costa, Andréa Silva da, Baptista, Jairo de Paula |
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Format: | Online |
Language: | por |
Published: |
Revista da Escola Superior de Guerra
2019
|
Online Access: |
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oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article19832020-12-09T12:44:17Z A sociedade, o estado e o avião: Debates e ideias sobre a defesa nacional e a aviação na sociedade civil brasileira (1911) Oliveira, Bruno de Melo Costa, Andréa Silva da Baptista, Jairo de Paula O presente artigo visa expor uma análise embrionária sobre a interação entre sociedade civil e sociedade política no debate acerca do uso do aeroplano como ferramenta de atuação militar e de manutenção de soberania. O ano de 1911 baliza nossa reflexão por ter sido o momento no qual setores da sociedade marcaram posição diante do uso do meio aéreo pelo aparelho estatal e empreenderam esforços para viabilizar a criação da atividade aeronáutica no Brasil. Integrantes da classe política, membros da imprensa, empresários, profissionais liberais e parte do meio militar expressaram seus anseios e organizaram-se diante do impacto das transformações tecnológicas manifestadas na passagem do século XIX para o século XX, do desenvolvimento de novos meios de guerra e do acirramento das tensões e disputas fronteiriças entre os países da América do Sul. Materializando esta dinâmica, o Aero-Club Brazileiro e a Confederação Aérea Brazileira, associações fundadas no Rio de Janeiro, configuramse como importantes conexões entre frações da sociedade brasileira e o Estado. Revista da Escola Superior de Guerra 2019-01-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/1983 Revista da Escola Superior de Guerra; v. 31 n. 62 (2016): Revista da Escola Superior de Guerra; 107-129 0102-1788 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/1983/1591 Copyright (c) 2019 Revista da Escola Superior de Guerra |
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O presente artigo visa expor uma análise embrionária sobre a interação entre sociedade civil e sociedade política no debate acerca do uso do aeroplano como ferramenta de atuação militar e de manutenção de soberania. O ano de 1911 baliza nossa reflexão por ter sido o momento no qual setores da sociedade marcaram posição diante do uso do meio aéreo pelo aparelho estatal e empreenderam esforços para viabilizar a criação da atividade aeronáutica no Brasil. Integrantes da classe política, membros da imprensa, empresários, profissionais liberais e parte do meio militar expressaram seus anseios e organizaram-se diante do impacto das transformações tecnológicas manifestadas na passagem do século XIX para o século XX, do desenvolvimento de novos meios de guerra e do acirramento das tensões e disputas fronteiriças entre os países da América do Sul. Materializando esta dinâmica, o Aero-Club Brazileiro e a Confederação Aérea Brazileira, associações fundadas no Rio de Janeiro, configuramse como importantes conexões entre frações da sociedade brasileira e o Estado. |
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