As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objet...
Main Authors: | Raposo, Mírian, Maciel, Diva Albuquerque |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. |
---|