As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objet...
Main Authors: | Raposo, Mírian, Maciel, Diva Albuquerque |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-26424 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-264242020-06-03T11:03:30Z As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola The teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the school Raposo, Mírian Maciel, Diva Albuquerque Interação professor-professor Projetos pedagógicos Professores - formação A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. The observation of specific difficulties that are harmful to the accomplishment of pedagogical goals is always present in educational settings. This study is based on theoretical assumptions, which are peculiar to the socio-cultural constructivist approach. The objective was to investigate the co-constructive processes in the interactions between teachers, which are fundamental to the elaboration and execution of educational projects in a public school of the Federal District. Twenty-three teachers, the coordinator of the regular course and the principal took part in the study. Participative observable procedures were used in the analysis of the pedagogical activities that were accomplished during the planning and execution of educacional projects. Semi-structured interviews were used for a three-month period. The analysis of the findings focused on (1) relationships of trust (2) interdependence individual-group and (3) leadership, which proved to be crucial factors to accomplish the common goals established. These are important inputs from Psychology to the primary and ongoing teacher s training programs. 2017-12-07T04:42:26Z 2017-12-07T04:42:26Z 2005 Artigo Psic.: Teor. e Pesq.,v.21,n.3,p.309-317,2005 http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007 pt Acesso Aberto application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
Interação professor-professor Projetos pedagógicos Professores - formação |
spellingShingle |
Interação professor-professor Projetos pedagógicos Professores - formação Raposo, Mírian Maciel, Diva Albuquerque As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
description |
A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. |
format |
Artigo |
author |
Raposo, Mírian Maciel, Diva Albuquerque |
author_sort |
Raposo, Mírian |
title |
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
title_short |
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
title_full |
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
title_fullStr |
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
title_full_unstemmed |
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
title_sort |
as interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola |
publisher |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007 |
_version_ |
1672205374303764480 |
score |
13.657419 |