As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola

A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objet...

Full description

Main Authors: Raposo, Mírian, Maciel, Diva Albuquerque
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26424
recordtype dspace
spelling ir-10482-264242020-06-03T11:03:30Z As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola The teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the school Raposo, Mírian Maciel, Diva Albuquerque Interação professor-professor Projetos pedagógicos Professores - formação A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. The observation of specific difficulties that are harmful to the accomplishment of pedagogical goals is always present in educational settings. This study is based on theoretical assumptions, which are peculiar to the socio-cultural constructivist approach. The objective was to investigate the co-constructive processes in the interactions between teachers, which are fundamental to the elaboration and execution of educational projects in a public school of the Federal District. Twenty-three teachers, the coordinator of the regular course and the principal took part in the study. Participative observable procedures were used in the analysis of the pedagogical activities that were accomplished during the planning and execution of educacional projects. Semi-structured interviews were used for a three-month period. The analysis of the findings focused on (1) relationships of trust (2) interdependence individual-group and (3) leadership, which proved to be crucial factors to accomplish the common goals established. These are important inputs from Psychology to the primary and ongoing teacher s training programs. 2017-12-07T04:42:26Z 2017-12-07T04:42:26Z 2005 Artigo Psic.: Teor. e Pesq.,v.21,n.3,p.309-317,2005 http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007 pt Acesso Aberto application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Interação professor-professor
Projetos pedagógicos
Professores - formação
spellingShingle Interação professor-professor
Projetos pedagógicos
Professores - formação
Raposo, Mírian
Maciel, Diva Albuquerque
As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
description A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores.
format Artigo
author Raposo, Mírian
Maciel, Diva Albuquerque
author_sort Raposo, Mírian
title As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_short As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_full As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_fullStr As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_full_unstemmed As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_sort as interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26424
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
_version_ 1672205374303764480
score 13.657419