Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que ad...
Main Authors: | Carneiro, Maria Helena da Silva, Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Mól, Gerson de Souza |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. |
---|