Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida

A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que ad...

Full description

Main Authors: Carneiro, Maria Helena da Silva, Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Mól, Gerson de Souza
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.