Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida

A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que ad...

Full description

Main Authors: Carneiro, Maria Helena da Silva, Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Mól, Gerson de Souza
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26561
recordtype dspace
spelling ir-10482-265612022-01-03T14:32:22Z Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida Innovating textbook and teachers : a challenge tension Carneiro, Maria Helena da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mól, Gerson de Souza Livros didáticos Química - estudo e ensino Professores - formação A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper. 2017-12-07T04:43:46Z 2017-12-07T04:43:46Z 2005-08 Artigo CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 pt Acesso Aberto Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. application/pdf Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
spellingShingle Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
Carneiro, Maria Helena da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
description A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
format Artigo
author Carneiro, Maria Helena da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
author_sort Carneiro, Maria Helena da Silva
title Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_short Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_full Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_fullStr Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_full_unstemmed Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
title_sort livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
publisher Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
_version_ 1724124874129014784
score 13.657419