Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que ad...
Main Authors: | Carneiro, Maria Helena da Silva, Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Mól, Gerson de Souza |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-26561 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-265612022-01-03T14:32:22Z Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida Innovating textbook and teachers : a challenge tension Carneiro, Maria Helena da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mól, Gerson de Souza Livros didáticos Química - estudo e ensino Professores - formação A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper. 2017-12-07T04:43:46Z 2017-12-07T04:43:46Z 2005-08 Artigo CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 pt Acesso Aberto Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. application/pdf Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
Livros didáticos Química - estudo e ensino Professores - formação |
spellingShingle |
Livros didáticos Química - estudo e ensino Professores - formação Carneiro, Maria Helena da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mól, Gerson de Souza Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
description |
A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. |
format |
Artigo |
author |
Carneiro, Maria Helena da Silva Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mól, Gerson de Souza |
author_sort |
Carneiro, Maria Helena da Silva |
title |
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
title_short |
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
title_full |
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
title_fullStr |
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
title_full_unstemmed |
Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
title_sort |
livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida |
publisher |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561 https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204 |
_version_ |
1724124874129014784 |
score |
13.657419 |