Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação...
Main Authors: | Queiroga, Fabiana, Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Miranda, Rodrigo Araújo de |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Conselho Federal de Psicologia
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. |
---|