Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional

Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação...

Full description

Main Authors: Queiroga, Fabiana, Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Miranda, Rodrigo Araújo de
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Conselho Federal de Psicologia 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-27558
recordtype dspace
spelling ir-10482-275582021-12-06T15:59:47Z Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional Formative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysis Evaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucional Queiroga, Fabiana Borges-Andrade, Jairo Eduardo Miranda, Rodrigo Araújo de Qualidade (Educação) Psicologia - estudo e ensino Materiais didáticos Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. Text books for undergraduation are seldom the focus of formative evaluation. The goal of this study was to develop and validate for the Brazilian context an instrument for data collection in formative evaluation. Brazil has scarce attempts of this nature. Participants of the study were psychology and management undergraduate students in a federal public university. Data collected with these participants were submitted to an exploratory factor analysis and the results have pointed out evidences of construct validity. The instrument may be useful for the evaluation of instructional materials. This study may contribute for the strengthening of the process of formative evaluation of teaching materials. Libros de texto para la enseñanza superior muy raramente son objeto de evaluación formativa. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar para el contexto brasileño un instrumento para la captación de datos de evaluación formativa, visto que en Brasil aún son escasos los intentos de aplicación de evaluaciones de esa naturaleza. Se contó con la participación de dos grupos de estudiantes de la graduación del curso de Psicología y dos del curso de Administración de una universidad pública federal. Después de ser sometido a un análisis factorial exploratorio, el instrumento presentó indicadores psicométricos que señalaron evidencias de validez de constructo, siendo útil para la evaluación de materiales de instrucción. Se espera que este estudio pueda contribuir con el fortalecimiento del proceso de evaluación formativa de materiales didácticos en el contexto brasileño. 2017-12-07T04:52:15Z 2017-12-07T04:52:15Z 2009 Artigo QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011 pt Acesso Aberto Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. application/pdf Conselho Federal de Psicologia
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
spellingShingle Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
Queiroga, Fabiana
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
description Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
format Artigo
author Queiroga, Fabiana
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
author_sort Queiroga, Fabiana
title Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_short Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_full Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_fullStr Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_full_unstemmed Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_sort avaliação formativa em psicologia : instrumento para análise de material instrucional
publisher Conselho Federal de Psicologia
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
_version_ 1721216736525549568
score 13.657419