Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestrand...
Main Authors: | Borges, Fabrícia Teixeira, Araújo, Patrício Câmara, Amaral, Letícia de Castro do |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese English |
Published: |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético. |
---|