Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental

Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de va...

Full description

Main Authors: Celeste, Letícia Corrêa, Pereira, Edlaine Souza, Pereira, Naira Rúbia Rodrigues, Alves, Luciana Mendonça
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034
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Summary: Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.