Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de va...
Main Authors: | Celeste, Letícia Corrêa, Pereira, Edlaine Souza, Pereira, Naira Rúbia Rodrigues, Alves, Luciana Mendonça |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719 http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034 |
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ir-10482-337192019-02-08T12:47:35Z Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental Prosodic parameters of reading in 2nd to 5th grade students Celeste, Letícia Corrêa Pereira, Edlaine Souza Pereira, Naira Rúbia Rodrigues Alves, Luciana Mendonça Estudantes Fluência Prosódia Velocidade de leitura Variação melódica Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. Purpose Characterize and compare melodic variation and reading speed and verify their evolution throughout the development of schooling. Methods The reading of 78 Elementary School (2nd to 5th grade) students was analyzed using the Praat program with regards to the parameters of melodic variation (F0) and reading speed (Duration). Statistical measures (mean and standard deviation) were taken and the Student´s t-test was applied at significance level of 5%. Results Melodic variation and reading speed increased as schooling progressed, especially during 5th grade. Conclusion Melodic variation increases as schooling progresses, mainly during 5th grade. First minute of reading analysis is sufficient to assess reading speed, not being necessary to analyze the full text. 2019-01-02T13:57:33Z 2019-01-02T13:57:33Z 2018 Artigo CELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719 http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034 pt Acesso Aberto (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. application/pdf application/pdf Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
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Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. |
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