Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam...
Main Authors: | Silva, Marta Divina Pereira da, Sousa, Rosineide Magalhães de |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049 http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-37049 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-370492020-03-05T12:42:18Z Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente Multiletraments in education of the field: an interdisciplinary reading of teaching work Silva, Marta Divina Pereira da Sousa, Rosineide Magalhães de Sociolinguística Análise do discurso Letramento Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos no ensino da língua materna. This paper has as objective to observe how teachers of mother language articulate education and interdisciplinary. We used as a tool to search the investigative questionnaire for data collection and understanding, in the discourse of teachers, wether the practices in the classroom were related to sociolinguistic aspects. The theoretical contribution to data triangulation was Critical Discourse Analysis, Literacy and Sociolinguistics. It was understood how much field research is necessary for the recognition of reality in the school space and how teachers see the practice and results obtained in the teaching of mother language. 2020-03-05T12:42:17Z 2020-03-05T12:42:17Z 2019-04 Artigo SILVA, Marta Divina Pereira da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente. Feira de Santana, v. 20, n. 1, p. 216-227, jan./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4749. Acesso em: 05 mar. 2020. . https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049 http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749 Português Acesso Aberto (CC BY NC SA) - A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. application/pdf Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Sociolinguística Análise do discurso Letramento |
spellingShingle |
Sociolinguística Análise do discurso Letramento Silva, Marta Divina Pereira da Sousa, Rosineide Magalhães de Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
description |
Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino
ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta
de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos
aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o
Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para
o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos
no ensino da língua materna. |
format |
Artigo |
author |
Silva, Marta Divina Pereira da Sousa, Rosineide Magalhães de |
author_sort |
Silva, Marta Divina Pereira da |
title |
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
title_short |
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
title_full |
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
title_fullStr |
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
title_sort |
os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
publisher |
Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049 http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749 |
_version_ |
1672206204314583040 |
score |
13.657419 |