Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente

Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam...

Full description

Main Authors: Silva, Marta Divina Pereira da, Sousa, Rosineide Magalhães de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049
http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37049
recordtype dspace
spelling ir-10482-370492020-03-05T12:42:18Z Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente Multiletraments in education of the field: an interdisciplinary reading of teaching work Silva, Marta Divina Pereira da Sousa, Rosineide Magalhães de Sociolinguística Análise do discurso Letramento Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos no ensino da língua materna. This paper has as objective to observe how teachers of mother language articulate education and interdisciplinary. We used as a tool to search the investigative questionnaire for data collection and understanding, in the discourse of teachers, wether the practices in the classroom were related to sociolinguistic aspects. The theoretical contribution to data triangulation was Critical Discourse Analysis, Literacy and Sociolinguistics. It was understood how much field research is necessary for the recognition of reality in the school space and how teachers see the practice and results obtained in the teaching of mother language. 2020-03-05T12:42:17Z 2020-03-05T12:42:17Z 2019-04 Artigo SILVA, Marta Divina Pereira da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente. Feira de Santana, v. 20, n. 1, p. 216-227, jan./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4749. Acesso em: 05 mar. 2020. . https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049 http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749 Português Acesso Aberto (CC BY NC SA) - A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. application/pdf Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Sociolinguística
Análise do discurso
Letramento
spellingShingle Sociolinguística
Análise do discurso
Letramento
Silva, Marta Divina Pereira da
Sousa, Rosineide Magalhães de
Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
description Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos no ensino da língua materna.
format Artigo
author Silva, Marta Divina Pereira da
Sousa, Rosineide Magalhães de
author_sort Silva, Marta Divina Pereira da
title Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
title_short Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
title_full Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
title_fullStr Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
title_full_unstemmed Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
title_sort os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
publisher Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37049
http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749
_version_ 1672206204314583040
score 13.657419