“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’

O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação co...

Full description

Main Authors: Rodrigues, Maria dos Remédios, Souza, Rodrigo Matos de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
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Summary: O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.