“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação co...
Main Authors: | Rodrigues, Maria dos Remédios, Souza, Rodrigo Matos de |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
2021
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-40563 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-405632021-04-16T13:20:08Z “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society. 2021-04-16T13:20:07Z 2021-04-16T13:20:07Z 2020-12-28 Artigo RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 Português Acesso Aberto Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. application/pdf Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios |
spellingShingle |
Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
description |
O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. |
format |
Artigo |
author |
Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de |
author_sort |
Rodrigues, Maria dos Remédios |
title |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_short |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_full |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_fullStr |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_full_unstemmed |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_sort |
“ignorância é força” : algumas considerações sobre o ‘escola sem partido’ |
publisher |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 |
_version_ |
1697760320026574848 |
score |
13.657419 |