“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’

O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação co...

Full description

Main Authors: Rodrigues, Maria dos Remédios, Souza, Rodrigo Matos de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-40563
recordtype dspace
spelling ir-10482-405632021-04-16T13:20:08Z “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society. 2021-04-16T13:20:07Z 2021-04-16T13:20:07Z 2020-12-28 Artigo RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 Português Acesso Aberto Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. application/pdf Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Educação - Brasil
Política educacional
Política
Ensaios
spellingShingle Educação - Brasil
Política educacional
Política
Ensaios
Rodrigues, Maria dos Remédios
Souza, Rodrigo Matos de
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
description O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.
format Artigo
author Rodrigues, Maria dos Remédios
Souza, Rodrigo Matos de
author_sort Rodrigues, Maria dos Remédios
title “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_short “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_full “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_fullStr “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_full_unstemmed “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_sort “ignorância é força” : algumas considerações sobre o ‘escola sem partido’
publisher Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
_version_ 1697760320026574848
score 13.657419