A recepção infantil de representações pictóricas de procedimento em sequências: o caso das receitas culinárias ilustradas
O intuito da presente pesquisa foi demonstrar a importância do Design da Informação (DI) no âmbito da habilidade de compreensão infantil de representações simbólicas, por meio da observação da capacidade infantil em entender a variável sequencialidade exposta em receitas culinárias ilustradas (RCIs)...
Main Author: | PERES, Rafaella Lopes Pereira |
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Other Authors: | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19727 |
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ir-123456789-197272019-10-26T00:09:33Z A recepção infantil de representações pictóricas de procedimento em sequências: o caso das receitas culinárias ilustradas PERES, Rafaella Lopes Pereira CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto http://lattes.cnpq.br/1808129832029889 http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 design da informação. recepção infantil. representação sequencial. information design. child reception. sequential representation. O intuito da presente pesquisa foi demonstrar a importância do Design da Informação (DI) no âmbito da habilidade de compreensão infantil de representações simbólicas, por meio da observação da capacidade infantil em entender a variável sequencialidade exposta em receitas culinárias ilustradas (RCIs). A partir do método de estudos de recepção em comunicação, desenvolvido pelo Laboratorio de Analisis Instrumental de la Comunicación (LAICOM), foram avaliados os efeitos de idade, experiência visual e dificuldades de interpretação em crianças brasileiras na faixa etária de 4 a 10 anos. Um único procedimento culinário foi apresentado em três diferentes composições a 187 crianças, divididas por faixa etária e por composição, com o intuito de buscar informações sobre o processo de recepção infantil. Supõe-se, de início, diferenças interpretativas entre níveis de desenvolvimento e, que independente da idade, as crianças percebam melhor e com mais facilidade a sequencialidade quando ela é reiterada e enfatizada. A organização do material utilizado nos estudos de recepção baseou-se em autores do DI com foco no estudo da linguagem gráfica e da representação processual, do desenvolvimento infantil, e em alguns estudos prévios de recepção. A observação estatística dos dados apresentou dois resultados principais: primeiramente, que a diferença interpretativa referente a cada composição - apresentadas separadamente - foi estatisticamente anódina; e em segundo lugar, que a visível diferença da frequência de acertos entre as faixas etárias confirma uma disparidade significativa de capacidade de interpretação de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento. Em termos qualitativos, observa-se que a variação de combinações e de elementos dentro de uma determinada composição define diferentes caminhos de leitura e diferentes interpretações. A análise qualitativa acusou que crianças entre 8 e 10 anos tem maior experiência visual, maior capacidade interpretativa e menores dificuldades de interpretação das representações simbólicas que determinam a compreensão da sequencialidade em procedimentos ilustrados. Uma pequena diferença de acertos entre as composições sugere que a partir de uma determinada etapa de desenvolvimento, as representações simbólicas são mais facilmente compreendidas, ainda que exijam atenção cuidadosa no quesito ambiguidade. Assim, pode-se concluir que, independentemente da idade, mensagens visuais de procedimento, sobretudo para crianças, devem ser claras, precisas, bem definidas e o mais diretas possível. CAPES The aim of this study was to demonstrate the importance of Information Design (ID) in the context of the children's ability to comprehend symbolic representations, through the observation of their ability to understand ‘sequentiality’ in the exposed “Illustrated Recipes” (IRs). By means of the communication reception studies method, developed by the Laboratorio de Analisis Instrumental de la Comunicación (LAICOM), we evaluated the effects of age, visual experience and interpretation difficulties in brazilian children between 4 and10 years old. One single culinary procedure was presented in three different forms to 187 children, divided by age and composition, whit the intention of searching information about children’s reception process. Outright, the existence of interpretative differences between levels of development was assumed and also that, regardless of age, children perceive sequentiality better and easier when it is reiterated and emphasized. The design and organization of the material used in the reception studies was based on ID authors, focused on the study of graphic language and procedural representation and children development and it was also based on previous reception studies conducted within this research. The statistical observation data presented two main results: firstly, that the interpretive difference for each composition - presented to the children separately - was statistically anodyne; and secondly, that the visible difference in the frequency of hits between the ages confirms a statistically significant disparity concerning their capacity of interpreting the recipes, according to the different levels of development. Qualitatively, it could be observed that the variation and the combination of elements within a given composition define different paths of reading and of interpreting. The qualitative analysis indicated that children between 8 and 10 years old have greater visual experience, greater interpretative capacity and lower difficulties to understand symbolic representations, which is determinant to the understanding of sequential illustrated procedures. The slight difference in between the arrangements of the different compositions suggests that from a certain stage of development, the symbolic representations are more easily understood, even if it still requires careful attention in order to identify ambiguity. Thus, it could be concluded that, regardless of age, visual messages representing procedures, especially targeted at children, must always be clear, precise and well defined and should be as straightforward as possible. 2017-07-17T18:18:06Z 2017-07-17T18:18:06Z 2016-04-13 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19727 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
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REPOSITORIO UFPE |
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REPOSITORIO UFPE |
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design da informação. recepção infantil. representação sequencial. information design. child reception. sequential representation. |
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O intuito da presente pesquisa foi demonstrar a importância do Design da Informação (DI) no âmbito da habilidade de compreensão infantil de representações simbólicas, por meio da observação da capacidade infantil em entender a variável sequencialidade exposta em receitas culinárias ilustradas (RCIs). A partir do método de estudos de recepção em comunicação, desenvolvido pelo Laboratorio de Analisis Instrumental de la Comunicación
(LAICOM), foram avaliados os efeitos de idade, experiência visual e dificuldades de interpretação em crianças brasileiras na faixa etária de 4 a 10 anos. Um único procedimento culinário foi apresentado em três diferentes composições a 187 crianças, divididas por faixa etária e por composição, com o intuito de buscar informações sobre o processo de recepção infantil. Supõe-se, de início, diferenças interpretativas entre níveis de desenvolvimento e, que independente da idade, as crianças percebam melhor e com mais facilidade a sequencialidade quando ela é reiterada e
enfatizada. A organização do material utilizado nos estudos de recepção baseou-se em autores do DI com foco no estudo da linguagem gráfica e da representação processual, do desenvolvimento infantil, e em alguns estudos prévios de recepção. A observação estatística dos dados apresentou dois resultados principais: primeiramente, que a diferença interpretativa referente a cada composição - apresentadas separadamente - foi estatisticamente anódina; e em segundo lugar, que a visível diferença da frequência de acertos entre as faixas etárias confirma uma disparidade significativa de capacidade de interpretação
de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento. Em termos qualitativos, observa-se que a variação de combinações e de elementos dentro de uma determinada composição define diferentes caminhos de leitura e diferentes interpretações. A análise qualitativa acusou que crianças entre 8 e 10 anos tem maior experiência visual, maior capacidade interpretativa e menores dificuldades de interpretação das representações simbólicas que determinam a compreensão da sequencialidade em procedimentos ilustrados. Uma pequena diferença de acertos entre as composições sugere que a partir de
uma determinada etapa de desenvolvimento, as representações simbólicas são mais facilmente compreendidas, ainda que exijam atenção cuidadosa no quesito ambiguidade. Assim, pode-se concluir que, independentemente da idade, mensagens visuais de procedimento, sobretudo para crianças, devem ser claras, precisas, bem definidas e o mais diretas possível. |
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