Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objeti...
Main Author: | COELHO FILHO, Marcelo Pereira |
---|---|
Other Authors: | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-25411 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-254112019-10-26T04:25:05Z Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência COELHO FILHO, Marcelo Pereira FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7 Educação Física Inclusão Educacional Ensino ::Ciências da Saúde A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objetivo analisar os desafios da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. O construto apresentado é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Como fonte de dados foram usados sites dentre eles o scielo, periódicos capes e google acadêmico além do acervo da biblioteca. Concluindo assim, que uma educação física escolar voltada para a Inclusão necessita de transformações nos caminhos para o ensinoaprendizagem, começando ao que se faz necessário à troca de uma ideia a qual o indivíduo esteja relacionado à incapacidade, pela qual devemos observar as suas potencialidades. The Physical Education class environment is to promote inclusive practice, in which all students can participate and able to take part of the activities in a pleasant way, challenging and productive with regard to knowledge worked. This study was conducted aiming to analyze the challenges of inclusion of students with disabilities in physical education classes. The construct is presented a literature developed from materials published in books, articles, dissertations and theses. As a data source have been used sites among them scielo, capes and academic journals google beyond the library collection. Thus concluding that a school physical education focused on inclusion requires changes in ways of teaching and learning, beginning to what is necessary to exchange an idea which the individual is related to the disability, for which we must observe their potential . 2018-08-06T18:55:31Z 2018-08-06T18:55:31Z 2018-08-06 2015-07-13 bachelorThesis COELHO FILHO, M. P. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 32 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Física Inclusão Educacional Ensino ::Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Física Inclusão Educacional Ensino ::Ciências da Saúde COELHO FILHO, Marcelo Pereira Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
description |
A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na
qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de
maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos
trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objetivo analisar os desafios da
inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. O construto
apresentado é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais
publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Como fonte de dados foram
usados sites dentre eles o scielo, periódicos capes e google acadêmico além do
acervo da biblioteca. Concluindo assim, que uma educação física escolar voltada
para a Inclusão necessita de transformações nos caminhos para o ensinoaprendizagem, começando ao que se faz necessário à troca de uma ideia a qual o
indivíduo esteja relacionado à incapacidade, pela qual devemos observar as suas
potencialidades. |
author2 |
FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de |
format |
bachelorThesis |
author |
COELHO FILHO, Marcelo Pereira |
author_sort |
COELHO FILHO, Marcelo Pereira |
title |
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
title_short |
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
title_full |
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
title_sort |
educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411 |
_version_ |
1648655132583264256 |
score |
13.657419 |