Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência

A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objeti...

Full description

Main Author: COELHO FILHO, Marcelo Pereira
Other Authors: FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-25411
recordtype dspace
spelling ir-123456789-254112019-10-26T04:25:05Z Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência COELHO FILHO, Marcelo Pereira FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7 Educação Física Inclusão Educacional Ensino ::Ciências da Saúde A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objetivo analisar os desafios da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. O construto apresentado é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Como fonte de dados foram usados sites dentre eles o scielo, periódicos capes e google acadêmico além do acervo da biblioteca. Concluindo assim, que uma educação física escolar voltada para a Inclusão necessita de transformações nos caminhos para o ensinoaprendizagem, começando ao que se faz necessário à troca de uma ideia a qual o indivíduo esteja relacionado à incapacidade, pela qual devemos observar as suas potencialidades. The Physical Education class environment is to promote inclusive practice, in which all students can participate and able to take part of the activities in a pleasant way, challenging and productive with regard to knowledge worked. This study was conducted aiming to analyze the challenges of inclusion of students with disabilities in physical education classes. The construct is presented a literature developed from materials published in books, articles, dissertations and theses. As a data source have been used sites among them scielo, capes and academic journals google beyond the library collection. Thus concluding that a school physical education focused on inclusion requires changes in ways of teaching and learning, beginning to what is necessary to exchange an idea which the individual is related to the disability, for which we must observe their potential . 2018-08-06T18:55:31Z 2018-08-06T18:55:31Z 2018-08-06 2015-07-13 bachelorThesis COELHO FILHO, M. P. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 32 p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Educação Física
Inclusão Educacional
Ensino
::Ciências da Saúde
spellingShingle Educação Física
Inclusão Educacional
Ensino
::Ciências da Saúde
COELHO FILHO, Marcelo Pereira
Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
description A aula de Educação Física é ambiente para se promover uma prática inclusiva, na qual todos os alunos possam participar e consigam tomar parte das atividades de maneira prazerosa, desafiadora e produtiva no que diz respeito aos conhecimentos trabalhados. Este estudo foi realizado tendo como objetivo analisar os desafios da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. O construto apresentado é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Como fonte de dados foram usados sites dentre eles o scielo, periódicos capes e google acadêmico além do acervo da biblioteca. Concluindo assim, que uma educação física escolar voltada para a Inclusão necessita de transformações nos caminhos para o ensinoaprendizagem, começando ao que se faz necessário à troca de uma ideia a qual o indivíduo esteja relacionado à incapacidade, pela qual devemos observar as suas potencialidades.
author2 FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
format bachelorThesis
author COELHO FILHO, Marcelo Pereira
author_sort COELHO FILHO, Marcelo Pereira
title Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
title_short Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
title_full Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
title_fullStr Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
title_sort educação física inclusiva: um desafio da prática docente com ênfase em pessoas com deficiência
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25411
_version_ 1648655132583264256
score 13.657419